Wi-Fi gratuito nas praças de São Leopoldo é realidade

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
Crédito: Valentin Thomaz – Scom/PMSL.

Buscando transformar as praças da cidade em espaços mais frequentados pela população, diversas ações são desenvolvidas pela Prefeitura através do Programa Vem Pra Praça, entre elas está a disponibilização da internet Wi-Fi gratuita aos moradores e também ao município, através da parceria da Prefeitura de São Leopoldo com empresas provedoras de internet que ofertam o serviço nos locais públicos e, em contrapartida, utilizam o local para divulgar a marca, a identificação do serviço e também com publicidade digital.

Duas praças da cidade já contam com o sistema operando, tendo as empresas provedoras de internet assinado o termo de parceria com o Município, que é baseado na Lei n.º 8827/18, que dispões sobre a adoção de praças e espaços públicos. Na Praça da Paz, no bairro Santos Dumont, e na Praça da Biblioteca no Centro da cidade, o serviço é disponibilizado pela empresa Plugar Telecom.

O Prefeito Ary Vanazzi, destaca a importância do serviço nas praças como instrumento de inclusão digital. “Os jovens estão, cada vez mais, tornando-se protagonista de sua história, ocupando os espaços democráticos. Estamos construindo coletivamente um novo modelo de participação que será referência de participação”, destacou Vanazzi.

Para o coordenador do programa Vem pra Praça Murilo Amatneeks, “a parceria das empresas e a disponibilização do Wi-Fi é importante para a comunidade e todo mundo ganha com isso, o poder público, a empresa e principalmente a população”, comentou.
Outro termo de parceria neste mesmo formato já foi assinado pela Sebratel Tecnologia e deve disponibilizar a partir dos próximos meses o serviço nas praças Amadeo Rossi no bairro São José e na praça do Skate no bairro Feitoria.

Números mostram que a comunidade aprova a iniciativa

Segundo o marco regulatório civil da internet, todo o usuário precisa ser cadastrado com seus dados, evitando crimes digitais, e os dados deste cadastro já apontam mais de 850 usuários diferentes, mais de 60%, jovens entre 15 e 29 anos e na praça da Biblioteca desde o último domingo já chegam a 50 cadastrados utilizando o serviço.
Outras empresas da cidade que tenham interesse em adotar algum espaço público através desta parceria podem fazer contato com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos – SEMURB, pelo telefone 2200.0321, ou pelo e-mail [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *