Vereador Nor Boeno recebe demanda relacionada à Saúde em ação do Mandato Comunitário no bairro São José

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
Crédito: Divulgação.
Na noite da última sexta-feira, 22, mais uma ação do Mandato Comunitário foi realizada. Desta vez, o vereador Nor Boeno (PT) esteve no bairro São José para conversar com moradores da localidade sobre demandas relacionadas a serviços prestados pelo Município e à infraestrutura da cidade.
A principal reivindicação feita pelos que estavam presentes na reunião foi a instalação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro. “Não há ginecologista, pediatra, só clínico geral”, queixou-se Solange Rodrigues da Rosa, que concedeu sua residência para a realização da atividade.
No bairro, há uma Unidade de Saúde da Família (USF), que conta com um médico, enfermeiros e assistente social, sem especialistas, como pediatras e ginecologistas, seguindo o padrão de todas do Brasil. Os focos das USFs são  cuidados de saúde primários, privilegiando a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Já as UBSs atuam no sentido de restabelecer a saúde do paciente e conta com especialistas.
Conforme argumentado pelos que estavam na reunião, além da falta de especialistas, a distância também justifica a importância de mais uma unidade ou a transformação da atual USF em UBS.
Em resposta aos moradores, o parlamentar deixou acertado de que levaria a situação ao secretário de Saúde do Município. “Enquanto não houver a possibilidade de transformação da atual USF em UBS ou uma nova unidade não é instalada aqui, principalmente pela falta de recursos, levaremos essa situação ao secretário para buscarmos juntos uma alternativa para não deixar esta comunidade desassistida”, comprometeu-se. “A Unidade Móvel de Saúde é uma alternativa. Por meio dela, são realizados exames de pré-câncer, de rotina e testes rápidos”, explicou. “A ideia é de, quem sabe, ampliar os serviços oferecidos na unidade móvel”, expôs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *