Textura Casa de Porto Alegre recebe exposição de Chico Cau

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Exposição “O mundo precisa de mais poesia e menos hipocrisia” se estende até o próximo dia 4 de outubro

Crédito: Max Machado/Jornal RS.

RENAN SILVA NEVES

Envolta entre as árvores que colorem a rua Marquês do Pombal, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, a loja de tecidos Textura Casa recebe ao longo dos meses de setembro e outubro uma decoração especial. Os clientes que visitarem o espaço irão observar nas paredes do estabelecimento uma galeria de quadros, todos com a assinatura do artista plástico Chico Cau, na exposição “O mundo precisa de mais poesia e menos hipocrisia”.

Aos 63 anos, o artista especializado em pintura a óleo possui vasto repertório de obras finalizadas, e pretende fazer ainda mais.  “Comecei a me apaixonar pela arte aos sete anos, vendo revistas em quadrinhos. Com o passar dos anos, minha vida tomou outro rumo, mas nunca abandonei a arte. Fiz curso de desenho artístico, fui designer de indústria de plástico e estilista de moda, porém, sempre mantive o sonho de pintar, de mostrar minhas obras para o público”, conta Chico.

O sonho de expor e de levar a sua arte às pessoas se tornou realidade há apenas dois anos. “O meu amigo Rogério Barbi (empresário) é fundamental nesta história. Em 2017 ele me convidou para expor pela primeira vez, no Shopping Canoas. Ali tive a chance de mostrar meu trabalho, de pintar ao vivo e de começar a, de fato, perceber que era isso que queria para minha vida. Minha vida recomeçou aos 60!”, se diverte.

Amor pela pintura  

Nos últimos dois anos, Chico pôde se debruçar em seu grande sonho de vida. Ainda em 2017, ocorreu a primeira viagem para apresentar seu trabalho no exterior, na Geórgia. De lá pra cá, foram inúmeros convites. Na lista cidades como Estocolmo, Madrid e Paris. Chico não conseguiu comparecer a todas estas oportunidades, mas guarda todos os convites com carinho. “É tudo um verdadeiro sonho. Não há como descrever. Recebo essas oportunidades de coração aberto pois amo demais a pintura. Não sei nem mensurar o tamanho desse sentimento que tenho pela arte”, diz.

Chico afirma que seu estilo é realista, mas não um realismo dramático. “Expresso minha arte em pinturas de figuras humanas e elementos da natureza. busco gravar recordações daquilo que me sensibiliza”, cita.

 

Mais poesia e menos hipocrisia

O projeto, parceria entre o McDonald’s de Canoas e Novo Hamburgo e a Textura Casa, tem como objetivo incentivar artistas e apreciadores da arte a valorizarem o cenário cultural do país. A exposição fica aberta para visitação até o próximo dia 04 de outubro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 9 =