Susepe realiza formatura da 3ª edição do Curso de Operações Prisionais Especiais

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Nesta terça-feira (07), foi realizada a cerimônia de formatura do III Curso de Operações Prisionais Especiais (COPE) da Susepe, organizado pelo Grupo de Ações Especiais (GAES) e pela Escola do Serviço Penitenciário (ESP).

Crédito: Divulgação.

O curso teve duração de 15 dias e capacitou nove agentes para atuar em situações de alto risco e complexidade no sistema prisional. A formação faz parte do processo seletivo para novos integrantes do GAES, que foi criado em 2009 em função da necessidade de haver um grupo para realizar intervenções, gerenciar crises no sistema prisional e realizar escoltas de altíssimo risco.

O Secretário da Administração Penitenciária, César Faccioli, destacou que o GAES é referência para outros Estados em gestão de crise e intervenção no sistema prisional. “É uma referência que o RS precisa no enfrentamento dos problemas de segurança pública. É uma excelência que mostra que as dificuldades existem mas devem ser enfrentadas e que os agentes estão preparados com muita técnica para controle do sistema em caso de crise”, afirmou.

Crédito: Divulgação.

Durante o curso, os agentes passaram por treinamentos com grande desgaste físico e mental. “A intervenção prisional é muito complexa e por isso o interventor deve estar extremamente capacitado para poder atuar na manutenção ou restabelecimento da ordem no sistema prisional”, apontou o chefe do Grupo de Ações Especiais, Juliano Moro.

O Diretor da Escola dos Serviços Penitenciários (ESP), Alexandre Bobadra, parabenizou os agentes do grupo de intervenção especial pela conclusão do curso e enfatizou o trabalho estratégico do grupo de operações prisionais especiais, num contexto em que a Susepe tem sob sua responsabilidade uma população prisional de 41 mil pessoas.

Crédito: Divulgação.

O diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP), Cristiano Fortes, também apontou o esforço dos participantes, ressaltou a importância do grupo para manutenção da ordem nos estabelecimentos prisionais e agradeceu ao Superintendente da Susepe, Mario Santa Maria Junior, pelo incentivo para possibilitar essa edição do curso.

A solenidade contou com a presença de representantes das forças de segurança do Estado, de Delegados Penitenciários, de Diretores dos Departamentos da Susepe, de servidores da instituição e de familiares dos formandos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 8 =