Selo é lançado em homenagem a Xico Stockinger

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
A secretária Beatriz Araujo participou do lançamento do selo que celebra o centenário de Stockinger. Crédito: Joel Vargas / PMPA.

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, participou nesta terça-feira (21/5) do lançamento do selo comemorativo ao centenário de nascimento do escultor Xico Stockinger. O evento ocorreu na Pinacoteca Aldo Locatelli, na prefeitura de Porto Alegre. Considerado um dos principais escultores modernos do Brasil, ele também foi gravador, fotógrafo, chargista, artista gráfico, professor e gestor cultural.

A Associação dos Escultores do Rio Grande do Sul (AEERGS) desenvolveu o selo, a pedido do Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi), para marcar as atividades do centenário, que será celebrado de agosto deste ano a agosto de 2020. A Secretaria de Estado da Cultura e a Secretaria de Cultura de Porto Alegre desenvolverão uma programação em conjunto para dar visibilidade à obra daquele que é considerado um dos maiores artistas do Rio Grande do Sul.

Franz Alexander Stockinger nasceu em 7 de agosto de 1919 na Áustria e se mudou ainda criança para o Brasil. Em 1954, passou a morar na capital gaúcha, onde permaneceu até falecer, em 12 de abril de 2009, aos 89 anos. A Lei 14.129/2015 instituiu que 7 de agosto é o Dia do Escultor, em homenagem a Xico Stockinger.

 

Texto: Rafael Varela / Ascom Sedac
Edição: Vitor Necchi / Secom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − 8 =