Secretária da Saúde anuncia criação de Departamento de Assistência Farmacêutica.

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
“Precisamos mudar, na gestão pública, a questão dos medicamentos”, disse Arita Bergmann. Crédito: Marcelo Ermel / SES.

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, anunciou nesta quarta-feira (8/5) a criação do Departamento de Assistência Farmacêutica. Arita falou para um público formado em sua maioria por profissionais da saúde, em especial na área de medicamentos, na abertura do Workshop da Saúde Pública, promovido pelo Conselho Regional de Farmácias do RS, no auditório do Fórum Central de Porto Alegre.

“Dentro dos projetos prioritários, o governo do Estado elegeu a Política Estadual de Assistência Farmacêutica como um dos nortes no seu mapa estratégico”, afirmou a secretária. “Nosso objetivo é viabilizar e executar uma política de resultados com entregas concretas para o cidadão.”

A criação do novo departamento é resultado da reestruturação organizacional que a Secretaria da Saúde vem desenvolvendo no atual governo.

“Essa decisão mostra a valorização estadual com a Assistência Farmacêutica. Precisamos mudar, na gestão pública, a questão dos medicamentos”, destacou. “Estamos convencidos de que, criando o departamento e fazendo um bom planejamento, vamos evoluir na entrega daqueles itens que são de responsabilidade do Estado.”

Regularidade dos pagamentos

A Secretaria da Saúde também desenvolve, em conjunto com a Secretaria da Fazenda, um projeto que possibilitará uma melhor compra, distribuição e dispensação de medicamentos de responsabilidade do Estado, como aqueles resultantes de processos administrativos e judiciais.

De acordo com Arita, essa medida fará com que se tenha um menor custo e uma maior agilidade no serviço. “Isso tudo com acompanhamento dos municípios por meio da gestão da Assistência Farmacêutica.”

Entre os grandes desafios da atual gestão, a secretária elenca colocar em dia os incentivos da contrapartida estadual aos municípios na área da saúde. O governo do Estado já vem mantendo a regularidade do pagamento dos incentivos de 2019, referentes à atual gestão.

 

Texto: Marcelo Ermel/Ascom SES
Edição: Secom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − 2 =