São Leopoldo – Após corrente solidária nas redes sociais, Turma do Sopão recupera objetos levados por criminosos

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Escola recuperou 90% dos pertences

Com mais de 20 anos de história, entidade também oferece refeições a moradores de rua – Crédito: Andréa Corrêa.

A escola Turma do Sopão, que atende as comunidades Vicentina, Vila Paim e São Miguel, em São Leopoldo, foi alvo de um assalto na madrugada desta quarta-feira (29). Televisores, botijões de gás, projetor, caixas de som, diversos brinquedos e uma pequena quantia em dinheiro foram levados por criminosos. Porém, o que tinha tudo para ser uma história triste, terminou com final feliz. Tão logo foi divulgado o ocorrido nas redes sociais, uma grande campanha foi iniciada e, ainda na manhã de quarta, 90% dos objetos roubados foram devolvidos.

Segundo a diretora da Instituição, Andréa Corrêa, o local já havia sido alvo de criminosos no ano passado, porém, as proporções foram menores. “Quando arrombaram da outra vez, levaram dois televisores. Desta vez, não. Foi um roubo bem significativo”, contou. Ao chegar ao local, por volta de 7h30 da manhã de quarta, Andréa encontrou móveis revirados e uma porta arrombada.

 

Auxílio das redes sociais e solidariedade das pessoas gerou resposta imediata

 

Ainda pela manhã, foi organizada uma força-tarefa para organizar o local e um botijão de gás foi cedido por um morador para garantir a produção das refeições. “Atendemos 86 crianças, entre 2 anos e 5 anos e 11 meses. Graças ao empenho e auxílio da comunidade, conseguimos atendê-los”, frisou Andréa. Ainda impactada com o ocorrido e impulsionada pelo alcance das redes sociais, a diretora optou pela divulgação do fato . “Sabia que com a ajuda das redes sociais, poderíamos recuperar as coisas. Porém, não imaginava o tamanho da solidariedade das pessoas. Foi emocionante”, destacou. A publicação de Andréa em sua rede pessoal, seguida da divulgação na página da Turma do Sopão, atingiu mais de 12 mil visualizações e quase 400 compartilhamentos em poucas horas.

A grande campanha gerou efeito antes mesmo do esperado. Por volta de 10h, um carro estacionou em frente a escola trazendo uma surpresa. “No carro, moradores da comunidade traziam cerca de 90% das coisas que haviam sido roubadas”, contou Andréa. Alguns objetos não foram recuperados, entretanto, os de maior valor foram entregues.

Segundo a diretora, após ocorrer a publicação informando a entrega dos objetos, uma nova corrente de “reações” surgiu. “A publicação de agradecimento teve diversas curtidas e reações positivas. Sem dúvida, o apoio de todos foi fundamental”, frisou.

 

Além de crianças, moradores de rua também são atendidos no local

 

Com mais de 20 anos de história, a Turma do Sopão é um projeto que contempla não somente o atendimento às crianças, mas também a todos os que necessitam. Segundo Andréa, diariamente são oferecidas três refeições aos moradores de rua. “Atualmente, atendemos 86 crianças. Porém, fornecemos todos os dias café da manhã, almoço e café da tarde a cerca de 100 moradores de rua”, contou. Localizada na Av. João Corrêa, nº 3.622, a Turma do Sopão funciona de segunda a sexta, das 7h30 da manhã às 5 e meia da tarde. Além do ensino às crianças e a distribuição de refeições, o local realiza atividades paralelas, como a reciclagem, visando a garantir o custeio das refeições e das demais despesas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 2 =