Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo inicia ano letivo em 1º de março

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Estão matriculadas nas 89 escolas municipais 24.150 estudantes, desde a Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental 

Estudantes terão ensino híbrido – Crédito: PMNH

O ano letivo em todas as escolas municipais de Novo Hamburgo terá início na segunda-feira, dia 1º de março. O calendário escolar foi definido por comissão composta por representantes de diferentes setores. Na primeira semana, devido à classificação da região no sistema de distanciamento controlado do Governo do Estado, o ensino se iniciará no formato remoto. Durante este período, as escolas finalizarão a consulta e aceite por parte das famílias ao ensino híbrido, com assinatura de termos de responsabilidade. Com base nesta consulta e no monitoramento da bandeira para a região, o ensino híbrido será adotado conforme previsto no calendário escolar. “Estamos trabalhando intensamente para o retorno das aulas. Sabemos que o cenário pode mudar repentinamente e por isso elaboramos nosso calendário escolar prevendo ações remotas, presenciais e híbridas”, explica a secretária de Educação, Maristela Guasselli.

Para este ano, estão matriculadas nas 89 escolas municipais 24.150 estudantes, desde a Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental, incluindo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Ensino híbrido 

Previsto como alternativa no calendário escolar, o ensino híbrido poderá ser adotado pela Rede Municipal de Ensino conforme classificação de Novo Hamburgo no sistema de distanciamento controlado do Estado do Rio Grande do Sul. Neste modelo são combinadas ações presenciais e remotas. Os estudantes são organizados em grupos e participam das atividades presenciais a partir de revezamento, enquanto outros colegas devem realizar os estudos em casa. Com o escalonamento, todos têm a oportunidade de frequentar a escola. Conforme resolução do Conselho Nacional de Educação, cabe à família a decisão sobre a participação das crianças nas atividades presenciais ou apenas remotas.

Protocolos sanitários 

Como o calendário prevê a realização de ações presenciais (conforme classificação da região no modelo de distanciamento controlado do Governo do Estado), cada escola elaborou seu Plano de Contingência. O documento foi aprovado pelo Centro de Operações de Emergência Municipal Covid-19 (COEM-Covid19) e descreve os protocolos sanitários e cuidados que serão seguidos no ambiente escolar. Além do plano, cada escola possui seu Centro de Operações de Emergência Local, grupo formado por pessoas de diferentes segmentos e responsável por acompanhar o cumprimento das medidas apresentadas no documento.

24 thoughts on “Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo inicia ano letivo em 1º de março

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *