Prefeitura de São Leopoldo e Feevale celebram acordo que beneficia animais de rua e do canil municipal

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Parceria ajudará os animais de rua e do canil municipal com atendimentos, exames e tratamentos gratuitos

Crédito: Divulgação.

A Prefeitura de São Leopoldo através da Secretaria de Proteção Animal (Sempa) celebrou nesta terça-feira, 18, um Termo de Cooperação com a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (ASPEUR), mantenedora da Universidade Feevale que ajudará os animais de rua e do canil municipal com atendimentos, exames e tratamentos gratuitos.

O prefeito Ary Vanazzi destacou o trabalho da Sempa, o olhar social da Feevale e a importância da parceria com o Município. “Nossa secretaria desenvolve um grande trabalho e este apoio da Feevale vai ser fundamental. O trabalho dos servidores e voluntários das Ongs contribuem muito nessa luta. Desde 2017 ampliamos o diálogo com a iniciativa privada, as universidades para fortalecer a solidariedade e ajudar na inovação de soluções ”, destacou. O secretário Municipal de Proteção Animal, Anderson Ribeiro, explicou que o acordo prevê a realização de estágios probatórios e/ou não obrigatórios, pesquisas técnico científica e o desenvolvimento de ações de projetos a estudantes do curso de Medicina Veterinária da Feevale, resguardando a proteção e o bem-estar dos animais atendidos. “Estamos superando as dificuldades econômicas e estruturais, com o apoio dos servidores, do prefeito Vanazzi e estamos sempre mostrando um serviço de qualidade, ético, honesto e transparente, atendendo aos que mais precisam. A Feevale está hoje aqui celebrando essa parceria pensando no aspecto social da medicina veterinária, e isso é fruto de um longo trabalho. Vamos dar para a sociedade essa contrapartida e o estudante vai conhecer o animal de rua em situação de vulnerabilidade. ” destacou Ribeiro.

O professor Fernando Spilki, coordenador do curso de medicina veterinária da Feevale elogiou o trabalho da cidade. “A Sempa de São Leopoldo é um orgulho para o curso de veterinária, aqui temos um modelo na gestão da política de proteção único e vai propiciar aos nossos estudantes de veterinária uma experiência de primeira linha. O curso de veterinária quer trabalhar de forma regionalizada atuando em parcerias, e o Hospital Veterinário é uma das nossas metas para poder um dia ampliar ainda mais esta parceria”, destacou. Para a veterinária do Canil Municipal, Fernanda Moreira, a parceria é marco na história da Sempa e para todos os animais de rua . A Sempa foi convidada e está concorrendo ao Prêmio Mundial de Proteção do World Animal Protection, onde São Leopoldo poderá apresentar a política pública ao mundo de forma gratuita como a premiação do evento.

Ações anunciadas

Sem previsão de vínculo financeiro, à universidade caberá desenvolver projetos de extensão e pesquisa na área da sarna demodécica e doenças infecciosas em cães; realizar exames complementares em doenças infecciosas; e exames de imagem, bioquímica, hemograma e urianálise a partir do início de funcionamento do Hospital Veterinário da Feevale. Também é previsto o desenvolvimento de projeto de pesquisa na área de comportamento de cães de rua para geração de protocolo de manejo, além de pesquisa e extensão na área de vigilância em saúde com enfoque em leishmaniose e vetores. Em contrapartida, a Prefeitura disponibilizará espaço para realização dos estágios, doação de cadáveres de animais e contribuirá para as práticas cirúrgicas. As atividades e projetos serão executados no Canil Municipal pretendendo atingir 100% dos animais abrigados e 50% dos animais atendidos para tratamento. Modernização de bloco cirúrgico Também está previsto o anúncio da aquisição de equipamentos com recursos próprios da Prefeitura, para modernizar dois blocos cirúrgicos na Sempa. São dois aparelhos de anestesia inalatória, dois aspiradores cirúrgicos, colchões térmicos, dois monitores multiparamétricos, dois laringoscópios de led e foco cirúrgico. “Eles são necessário para dar segurança nos procedimentos, aumentar o número de cirurgias e se adequar às exigências do Conselho Federal de Medicina Veterinária. O ato que ocorreu no Gabinete do Prefeito contou com a presença do Diretor do Instituto de Ciências da Saúde da Feevale Dr. César Teixeira, da Vereadora de Porto Alegre Lurdes Spengler (MDB), da Presidente do Gaeppa Carmem Minuzzo, da Presidente do SindiAsseio Maria Elisabete Machado da Silva, do Secretário de Habitação Nelson Spolaor de Ongs de proteção animal da região, Associações de Moradores, voluntários e servidores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 3 =