Prefeitura de Novo Hamburgo inaugura Residencial Terapêutico

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
Crédito: Divulgação.

Foi inaugurado, no início da tarde desta segunda-feira, 27, o Residencial Terapêutico, local que atenderá portadores de transtornos mentais com vínculos sociais e familiares rompidos, em Novo Hamburgo. O espaço, com capacidade para abrigar até 10 pessoas adultas, está localizado na Rua Quaraí, 197, bairro Boa Vista. O Residencial vai funcionar 24 horas e os pacientes devem começar a chegar na próxima semana.

A reforma do prédio de 385 metros quadrados, que pertence ao município, ficou em torno de R$ 180 mil, e o gerenciamento dos serviços terá o investimento mensal de R$ 83 mil pagos ao Grupo Solução e Gestão (SEG), vencedor da licitação, coordenado pela presidente Edilene Katucha e pelo gerente de Projetos Edinilson Nogueira. O atendimento  realizará intervenções cuidadoras focadas na reapropriação do espaço residencial como moradia, na construção de habilidades para a vida diária referentes ao autocuidado, alimentação, vestuário, higiene, formas de comunicação e aumento das condições para estabelecimento de vínculos afetivos e inserção na rede social existente. “Mais do que residencial, queremos fazer daqui um lar para acolher quem mais precisa”, disse Katucha. Nogueira destacou a qualificação da equipe entre profissionais do serviço social e de nutrição. “Queremos manter a essência que sentimos dessa gestão diante deste projeto. Certamente, será um lar”, arrematou Nogueira.

Crédito: Divulgação.

Serão pensados Projetos Terapêuticos Singulares (PTSs) que assegurem aos usuários o respeito às suas disponibilidades, possibilidades, limitações e potencialidades em cada situação. O serviço promoverá ações de reabilitação psicossocial, resgate da cidadania e convívio social e proporcionará, sempre que possível, a reconstrução dos laços familiares, articulando com a rede de saúde, assistência, de educação, entre outras, para a construção do PTS.

A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito, Dr. Antônio Fagan, do secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, da diretora de Saúde, Maristela Saul, da gerente de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Sayonara de Matos, e da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Diones Martins Ayres. Também estiveram representados usuários do CAPS Santo Afonso, que participam das oficinas de música e fizeram apresentações especialmente para a inauguração da casa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 5 =