Portão – Praça vira depósito de lixo, denuncia Diego

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Na guerra contra o lixo e os entulhos jogados na rua, Diego Martins (PMDB) elevou o tom de crítica contra as pessoas que não colaboram para a limpeza pública. Ao ocupar a Tribuna do Legislativo na última segunda, dia 27, o parlamentar denunciou o descaso de frequentadores da Praça do Chafariz que atuam na área central. “A avenida Brasília amanheceu hoje [segunda-feira] intransitável, tamanha era a quantidade de lixo acumulada. Olha o transtorno e as despesas enormes que a Prefeitura tem ao ter que limpar a sujeira que as pessoas deixaram para trás! Não ter que fechar a praça como já ocorreu antes. Vem gente de toda a região, porque na cidades deles não se pode fazer arruaça”, constata.
Cobrado por empresários com comércios ao longo da avenida Brasília, o vereador também apontou erros por parte de vendedores ambulantes de lanches que se estabelecem nas imediações da praça. Embalagens de seus produtos são colocadas nas lixeiras fora de saco de lixo, o que atrai bichos e insetos, sem contar que gorduras são depositadas direto na rede de esgoto.
Segundo ele, o posto de combustíveis perto da praça também sofreu atos de vandalismo no último domingo. A porta de um banheiro foi arrombada e, dentro dele, foram quebraram diversos itens. “Tenho a informação de que esse prejuízo será cobrado do Município. Isso não dá pra chamar de animal, porque animal não faz isto. É necessário um choque de realidade em nosso município.” Conforme a Secretaria Municipal de Obras e Viação, do entorno da Praça do Chafariz, na segunda-feira, foi recolhida cerca de meia tonelada de lixo, volume suficiente para encher uma carga de caminhão.
Diego ponderou que muita gente reclama haver poucas opções de lazer no município, mas quando há — no domingo ocorreu o Encontro Estadual do Fusca, que atraiu milhares de visitantes de diversas regiões gaúchas —, parte da comunidade não coopera, deixando lixo para trás e causando confusões. “Muitos nem respeitam as lixeiras colocadas pela Prefeitura. Colocam garrafas ao lado dos carros ou quebram elas. A Brigada Militar e o Município precisam agir.”
Banheiros abandonados
Em seu discurso, o peemedebista também lamentou o estado em que se encontram os sanitários da Praça do Chafariz, que ficam numa posição “escondida”, o que facilita a depredação, o consumo de drogas e a concentração de suspeitos. Na visão dele, um novo banheiro precisa ser construído próximo ao Departamento de Cultura, com acesso mais fácil e maior iluminação à noite. Além disso, a estrutura deve contar com um zelador e se pode cobrar um valor simbólico para a manutenção do serviço. “Em conversas com a Brigada e a Secretaria de Obras, chegamos à conclusão que as taquareiras da praça precisam ser retiradas, porque só servem de esconderijo”, relatou.

25 thoughts on “Portão – Praça vira depósito de lixo, denuncia Diego

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *