Portão – Márcio e Bonini pedem a proibição de canudos e copos plásticos

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
Crédito: Divulgação.

A Câmara de Vereadores de Portão, através de Márcio Lacerda (PDT) e Paulo Ricardo Bonini (PP), apresentou uma proposta para proibir, no município, a comercialização e a utilização de canudos e copos plásticos em restaurantes, bares, quiosques, ambulantes, hotéis e similares. A medida não se aplica a itens biodegradáveis. A preservação do meio ambiente é a principal preocupação dos vereadores, que levaram a Indicação 34/2019 ao Poder Executivo após aprovação em plenário. Cabe agora ao prefeito Renato Chagas (PDT) a decisão de transformá-la ou não em lei, mas os autores acreditam que ele dará apoio, porque há um movimento global contra os canudinhos.

Lacerda argumenta que, assim como as sacolas plásticas são extremamente nocivas ao meio ambiente, materiais plásticos também causam mal à natureza, em especial à vida marinha. “Canudos são terríveis para nosso meio ambiente, porque não são absorvidos pela natureza e, com isso, vagam pelo planeta inteiro. Muitos animais aquáticos morrem ao ingeri-los. Quanto aos copos, eles levam entre 250 e 400 anos para se decomporem.”

Já Bonini considera que buscar alternativas menos poluentes e a criação de dificuldades à utilização dos copos e canudos plásticos certamente irá contribuir para a adoção de novas formas de fabricação desse tipo de utilidade. “Pequenas mudanças podem mudar o mundo e fazem uma diferença enorme para o meio ambiente.”

Advertência e multa
O texto encaminhado ao prefeito pelos legisladores estipula um prazo de 730 dias para que os estabelecimentos se adaptem. Decorrido esse prazo, segundo a proposta, o Município de Portão aplicará ao infrator uma advertência e intimação e, se necessário, uma multa de 10 URMs (em 2019, o valor dela é de R$ 5,82). Em caso de reincidência, a multa dobra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × um =