PAÍS – Ministério da Saúde prevê 34,4 milhões de doses de vacinas em maio

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Governo conseguiu antecipar 2 milhões de doses da AstraZeneca por meio do consórcio Covax Facility 

Vacinação segue avançando em todo Brasil – Crédito: AgB

O Ministério da Saúde atualizou, nesta quarta-feira (28), a previsão de vacinas contra Covid-19 para maio. Segundo o secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz, devem ser entregues 34,4 milhões de doses. Por meio do consórcio Covax Facility, o País receberá 4 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca. Destes, 2 milhões foram antecipados de junho para maio. Também chega ao Brasil nessa quinta-feira (29) 1 milhão de doses da Pfizer/BioNTech.

“Amanhã, a gente vai receber 1 milhão de doses da Pfizer. A ideia é que pouse no aeroporto de Viracopos (em Campinas/SP). Será recebida amanhã a primeira remessa do nosso contrato de 100 milhões de doses da Pfizer”, afirmou Cruz.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, comentou mais uma vez o atraso no recebimento do IFA (ingrediente farmacêutico ativo) usado pelo Instituto Butantan na fabricação da CoronaVac, o que afetou o calendário da segunda dose em diversas cidades. “Esperamos que semana que vem sejam distribuídas doses de CoronaVac suficientes para que haja uma regularização dessa segunda dose.”

Problema  

O problema se deu após uma recomendação anterior do ministério, ainda sob a gestão de Eduardo Pazuello, para que fossem usadas todas as doses da CoronaVac, e não mais se reservasse a segunda. Queiroga chegou a admitir nesta semana que o procedimento foi um erro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *