Número de feminicídios cai 45,4% em maio na comparação com 2019 no RS

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Mulheres mortas por questão de gênero baixou de 11 para seis em comparação com o mesmo mês do ano passado  

Número de feminicídios baixou 45,4% em maio se comparado com o mesmo mês em 2019 — Crédito: Rodrigo Ziebell/SSP

O número de feminicídios no Rio Grande do Sul caiu 45,4% em maio se comparado com o mesmo mês do ano passado. Conforme os dados divulgados nesta quarta-feira (10) pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-RS), foram seis mortes de mulher motivadas por questão de gênero ante a 11 em maio de 2019. 

Ao mesmo tempo, houve um aumento de 19% nas tentativas, mas que não resultaram em morte — de 31 para 37. A redução nas mortes também é verificada de um mês para o outro. Em abril deste ano, 10 mulheres foram mortas por motivação de gênero. 

A diminuição no número coincide com o mês de lançamento da campanha “Rompa o Silêncio”, dos órgãos de segurança do estado, que alerta para a violência contra a mulher. Segundo a SSP, enquanto nos quatro primeiros meses do ano o WhatsApp da Polícia Civil havia recebido apenas 13 denúncias, com a campanha, só nas últimas duas semanas de maio houve 19 alertas. 

“A campanha fomenta que não apenas às mulheres vítimas, mas também as pessoas que estão na sua volta, vizinhos, amigos, familiares, que ao tomarem conhecimento de qualquer situação de violência doméstica, assumam o dever moral de comunicar às instituições”, diz a major Karine Brum, coordenadora das Patrulhas Maria da Penhas da Brigada Militar. 

Indicadores  

Nos demais indicadores, a tendência de queda se confirmou. O número de ameaças baixou de 2.893 para 2.276 (21,3%), de lesões corporais caiu de 1.499 para 1.207 (19,4%) e de estupros reduziu de 104 para 92 (11,5%). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × quatro =