Novos canais para remarcação de exames no SUS em São Leopoldo

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Whatsapp será utilizado para confirmar ou não a presença de pacientes em exames do SUS

Central de agendamento irá enviar mensagem via Whatsapp para pacientes- Crédito: Divulgação PMSL.

A Secretaria da Saúde de São Leopoldo (Semsad) passou a utilizar o aplicativo Whatsapp para confirmar ou não a presença de pacientes em exames do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma semana antes da consulta, a central de agendamento envia uma mensagem para o paciente perguntando sobre o comparecimento no Centro Médico Capilé.

Para dinamizar o uso, o usuário deve simplesmente responder sim ou não. A nova forma de relacionamento foi implantada em agosto e ainda não há comparativo em números com os meses anteriores. Porém muitas remarcações foram possibilitadas com a utilização do Whatsapp. “Além de abrir novas brechas na agenda, a mensagem serve como reforço para quem havia esquecido. Muitos agradecem a lembrança”, destaca a chefe do Departamento de Regulação, Adriana Moreira.

Para agendar consultas, continua valendo a central de marcação pelo telefone 22000777. Outra novidade é a linha exclusiva para cancelamentos. Antes, quem queria desmarcar a consulta precisava aguardar atendimento. Agora não. Basta ligar para 2200 0723 e cancelar. Dessa forma, o horário poderá ser aproveitado por outro cidadão que necessita da consulta. “Temos uma preocupação constante em aprimorar sempre a relação com os usuários. O Whatsapp e o telefone exclusivo para cancelamento tendem a reduzir bastante os casos de absenteísmo na rede pública”, ressaltou o titular da Semsad, Ricardo Charão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − seis =