NOVO HAMBURGO – Vandalismo em contentores preocupa moradores

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Registro de depredação na Rua 24 de maio reacendeu a discussão  

Contentor foi vandalizado no Guarani – Crédito: Divulgação

Imagens de depredação do patrimônio como esta da foto registrada na Rua 24 de Maio, no bairro Guarani, são motivos de preocupação por parte do poder público. A Diretoria de Limpeza Urbana (DLU) registrou nos últimos meses, além de ocorrências de fogo em contentor, situações como pichação, roubo de rodinhas, furto de correntes e até de cadeados. Vale lembrar que o vandalismo prejudica a todos, já que toda a reposição ou reconstrução precisa ser feita com verba dos cofres públicos.

“A conscientização é a única forma de preservação. Lamentamos muito sobre a prática de vandalismo, especialmente com os contentores que são tão importantes para a reciclagem dos resíduos”, disse o secretário de Meio Ambiente, Udo Sarlet, lembrando que a coleta seletiva é o sustento de muitas famílias hamburguenses. “Além disso, os contentores reduzem a proliferação de animais transmissores de doenças e diminuem a possibilidade de entupimento de galerias pelos sacos de lixo que ficariam espalhados pelas calçadas.”

Utilização correta 

Conforme a gerente de Limpeza e Coleta, Paloma Alves, por todos esses motivos e muitos outros é necessário que a população utilize corretamente os contentores. “De 2019 pra cá já instalamos 700 unidades, sendo 450 na cor laranja (lixo orgânico) e 250 na cor verde (lixo seco). Eles facilitam a vida dos moradores, que podem descartar seu lixo domiciliar a qualquer momento. Todos temos a obrigação de prezar pelo patrimônio e denunciar casos de depredação.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *