Novo Hamburgo tem mais um caso confirmado de dengue

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Morador do bairro Operário é o terceiro caso da doença na cidade em 2020 

3º de dengue é registrado em Novo Hamburgo – Crédito: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Novo Hamburgo, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde, confirmou a ocorrência de mais um caso de dengue autóctone no município, totalizando três em 2020. Trata-se de um homem, de 22 anos, morador do bairro Operário, que foi atendido na UPA Centro no dia 16 de abril com sintomas compatíveis com a doença. Foi coletado material do paciente e enviado para a análise no Laboratório Central do Estado, que testou positivo.

Com a confirmação do novo caso, de acordo com a Vigilância Ambiental em Saúde, será realizada a Pesquisa Vetorial Especial (que é a procura da presença do Aedes aegypti em área até então sem transmissão, para evitar o contagio da doença), por meio do projeto de Prevenção e Combate à Dengue, realizado pela parceria da Prefeitura de Novo Hamburgo e a Universidade Feevale. Ainda, nesta sexta-feira, dia 24, será feita a ação de bloqueio com borrifação de inseticida via UBV costal, conhecido popularmente por “fumacê” no bairro.

Os outros dois casos de dengue confirmados no município no ano são de um homem de 28 anos, morador do bairro Canudos, e uma mulher de 39 anos, moradora do bairro Vila Nova.

Prevenção durante a pandemia 

Durante o período de distanciamento social devido ao novo Coronavírus, os moradores devem aproveitar o tempo para impedirem a proliferação do mosquito. A recomendação é para a eliminação de possíveis criadouros das larvas do Aedes aegypti, pois qualquer material que possa acumular água pode se tornar um foco. A reprodução do mosquito doméstico acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas, que são colocados e distribuídos por diversos criadouros. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 1 =