Novo Hamburgo – Rede Municipal de Ensino retoma ano letivo

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Encerramento está previsto para 19 de janeiro de 2021 

Escolas como a Adolfina, do bairro Dhiel, seguem atividades no formaro on-line – Crédito: Jornal RS

A suspensão das aulas presenciais, medida adotada no combate à transmissão do novo coronavírus apresentou desafios para estudantes, professores e gestores de educação. No caso da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo, enquanto a recomendação é de que as pessoas evitem contato físico e aglomeração, a tecnologia tem sido importante aliada para a realização de ações da Secretaria de Educação (SMED). Ainda em abril, a pasta lançou o programa “Reflexões e aproximações em tempos de quarentena”, iniciativa que promove uma série de formações e atividades planejadas e pensadas com foco nos desafios impostos neste período de transformações e oportunidades. “Ninguém estava preparado para tantas mudanças e tão rápidas. Diante deste novo cenário para todos, a tecnologia é uma ferramenta importante, mas não resolve todas situações. É preciso investir na formação do professor para esta realidade, valorizando o vínculo e investindo no planejamento das ações. A intencionalidade pedagógica do professor jamais será substituída pela tecnologia”, explica a secretária de Educação, Maristela Guasselli.

Acerto da rotina  

Os meses seguintes foram para intensificar a oferta de formação dos professores para o uso das ferramentas tecnológicas e as possibilidades do ensino remoto e, principalmente, de aproximação dos estudantes com atividades de acolhimento e escuta das famílias que também tiveram suas rotinas impactadas pelas consequências da pandemia. Como forma de manter e fortalecer os vínculos, as escolas utilizaram diferentes estratégias, especialmente publicando ações lúdicas nas redes sociais. Da mesma maneira, a SMED realizou uma série de transmissões ao vivo com a participação de especialistas em diferentes temas. Foram 13 lives exibidas no canal da secretaria no YouTube e que já somam cerca de 80 mil visualizações. 

Ano letivo 

A SMED retomou o ano letivo a partir 3 de agosto com encerramento previsto para 19 de janeiro de 2021. A decisão, tomada pela comissão responsável pela reorganização do Calendário Escolar, é consonante à homologação do Ministério da Educação (MEC) ao Parecer nº 11/2020 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que autoriza e dá orientações educacionais para a realização de aulas e atividades pedagógicas não presenciais no contexto da pandemia. 

A Secretaria de Educação desenvolveu para esse tempo de atividades remotas um Plano Pedagógico que vem subsidiando e qualificando o planejamento e as ações dos professores, sem tirar deles a autonomia pedagógica. Os planos pedagógicos são fundamentados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Referencial Curricular Gaúcho e nos documentos orientadores da Rede Municipal de Ensino. As escolas também vêm desenvolvendo estratégias de busca ativa para aqueles estudantes que apresentam dificuldade no acesso às tecnologias de comunicação. Nestes casos, também serão disponibilizados materiais impressos, cujo envio seguirá as recomendações do Plano de Contingência e protocolo de higienização para as escolas municipais. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × três =