Novo Hamburgo – Projeto ambiental é finalista do Prêmio Boas Práticas da Famurs

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Objetivo do projeto é promover a conscientização ambiental no âmbito das escolas municipais por meio da compostagem caseira e comunitária.

A engenheira química Barbara Potrich Zen coordena o projeto – Crédito: PMNH.

Parceria das secretarias de Meio Ambiente e de Educação de Novo Hamburgo com o Laboratório de Estudos Ambientais (LEAMET) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o projeto “Valorização de resíduos sólidos urbanos através do incentivo à compostagem caseira e comunitária” está entre os finalistas na categoria meio ambiente do 3º Prêmio Boas Práticas da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). A premiação será realizada no dia 5 de julho durante o 39º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, em Bento Gonçalves.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, cerca de 57% dos resíduos produzidos no município são compostos de matéria orgânica. Em Novo Hamburgo, desde o ano de 2018, mais de 30 escolas da rede municipal de educação infantil e fundamental estão desenvolvendo o projeto, por meio de oficinas de capacitação.

“Desde o ano passado realizamos esta parceria com o LEAMET da UFRGS, capacitando os alunos da rede pública municipal e membros da comunidade em geral na confecção e manutenção das composteiras”, explicou a engenheira química Barbara Potrich Zen, coordenadora do projeto e servidora da Secretaria de Meio Ambiente.

De acordo com a coordenadora, a principal finalidade do projeto é o de promover o aproveitamento dos resíduos orgânicos, através da compostagem, para a produção de adubo e fertilizante para utilização em projetos de construção e manutenção de pátios verdes e hortas das escolas municipais. Ainda, como resultado, também ocorre o aumento da vida útil dos aterros sanitários e uma expressiva redução de custos do município com gestão de resíduos, trazendo ganhos ambientais, sociais e econômicos.

 

O que é compostagem?

Compostagem é um processo que utiliza resíduos orgânicos, gerados normalmente na preparação de alimentos, para produzir adubo orgânico e um fertilizante líquido conhecido como chorume. O processo de produção de adubo ocorre pela degradação natural dos resíduos, mas pode ser acelerado através da ação de minhocas.

 

Sobre o Prêmio Boas Práticas Famurs

Estão concorrendo ao 3º Prêmio Boas Práticas Famurs trabalhos desenvolvidos em 178 municípios. Ao todo, 374 projetos disputam o primeiro lugar de dez categorias. São elas: Agricultura; Assistência Social; Comunicação Social; Cultura, Turismo e Lazer; Educação; Fazenda; Meio Ambiente; Mobilidade Urbana e Trânsito; Saúde; e Segurança Pública.

Os projetos finalistas por área receberão troféu, placa de homenagem e certificados, conferindo o título de 1º, 2º e 3º lugares, sendo que os primeiros colocados receberão troféu, placa de homenagem, e certificado; projetos classificados em segundo e terceiro lugar, vão receber placa de homenagem e certificado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + catorze =