NOVO HAMBURGO – Profissionais de saúde são imunizados no sistema drive-thru na Fenac

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Ação ocorre com a aplicação da primeira dose da Oxford/Astrazeneca com ampliação das especialidades dos profissionais vacinados 

Profissionais da área da saúde foram contemplados – Crédito: Lu Freitas/PMNH

Alívio. Esta palavra resume o sentimento do público que lotou os pavilhões da Fenac nesta quarta-feira (10) no primeiro dia de vacinação de profissionais da saúde no sistema drive-thru. A ação começou às 9h, mas às 7h30 já havia registro de movimentação de quem esperava com muita ansiedade pela imunização contra a covid-19. Imunização que já está ocorrendo em Novo Hamburgo desde meados de janeiro, envolvendo também idosos de instituições de longa permanência de idosos.

O sistema drive-thru também foi realizado na quinta-feira. Podem participar os profissionais das seguintes áreas: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos e psicólogos. É imprescindível levar documento com foto e carteira de identificação profissional.

Na sexta-feira, 12, das 9 às 16 horas, será a vez dos idosos com 85 ou mais, que serão imunizados no mesmo sistema na Fenac. Para os idosos com mais de 85 anos é preciso apresentar um documento com foto, comprovante de residência, de Novo Hamburgo, em nome do idoso ou o Cartão SUS.

Agilidade 

A prefeita Fátima Daudt voltou a cumprimentar o esforço da equipe de saúde em acelerar a vacinação na cidade, sempre respeitando o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde. “Além do rígido controle no registro de cada pessoa vacinada. Estamos avançando na vacinação, sempre respeitando os protocolos, o que é muito importante para todos”, enfatiza Fátima.

Em relação aos idosos, o secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, lembra que o município já imunizou a população residente em instituições de longa permanência de idosos e, nesta quarta-feira, também foi iniciada a vacinação dos idosos acamados acima de 60 anos de idade. O primeiro acamado que foi imunizado é o senhor Norberto Klein, de 91 anos, morador do bairro São José.

Além do drive-thru para moradores acima de 85 anos na sexta, o município está definindo quais unidades da rede básica nos bairros também poderão vacinar os idosos a partir da semana que vem.

Segunda dose

Quem está recebendo o imunizante esta semana (profissionais da saúde e idosos), receberá a segunda dose em aproximadamente três meses, estimada para 10 de maio, como preconiza o protocolo da Oxford/Astrazeneca, tipo de imunizante aplicado neste público. “A adesão foi ótima neste primeiro dia, as pessoas estão em busca da vacina e isso é muito positivo. Temos um resultado muito satisfatório”, avalia o secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano.

Algumas questões precisam ser observadas quando se trata da vacinação contra o coronavírus. O enfermeiro Edson Silva, responsável pelo Setor de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, ressalta que gestantes, puérperas (mulheres em até 45 dias após o parto) não podem ainda receber a imunização. No caso de lactantes (mães que amamentam), é preciso apresentar uma autorização médica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *