Novo Hamburgo – Prefeitura encaminha acordo com empresas de ônibus
Proposta da Administração inclui aporte financeiro sem valor fixado

RENAN SILVA NEVES
A Prefeitura de Novo Hamburgo se encaminhou para um acordo com as empresas de ônibus responsáveis pelo transporte coletivo municipal. Após impasse envolvendo o valor do aporte financeiro concedido pela Administração, houve mudança no cálculo do repasse às concessionárias. As empresas alegam queda de, em média, 30 mil passageiros por dia, acarretando uma diminuição de mais de 2/3 das receitas.
Para solucionar o imbróglio, a Prefeitura apresentou proposta durante reunião na última segunda-feira (22). O subsídio fornecido pela administração não terá valor fixo. Será baseado na planilha da Associação Nacional de Transportes Públicos. Com isso, o socorro terá relação com a necessidade das concessionárias, baseando-se na diferença entre os custos de operação e o arrecadado por meio da tarifa, que atualmente é de R$ 3,85. O valor será avaliado de 15 em 15 dias. A proposta agradou representantes das empresas, e encaminhou um acordo.
Para ser aprovado, o modelo terá de ser votado na Câmara Municipal.
Oferta
Há duas semanas ocorreu a primeira oferta as empresas, que manifestaram risco de paralisar as atividades devido à falta de recursos. Inicialmente, a Administração ofereceu repasse de R$ 150 mensais para quitar custos operacionais, valor que foi rechaçado pelas empresas.