Novo Hamburgo – Moradores comemoram obra na Rincão após anos de reivindicações

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Ação que deve reduzir cheias na região começaram na segunda-feira 

Após mais de 25 anos de espera, obras começaram no Rincão – Crédito: Divulgação

“Faz 27 anos que moro aqui e desde sempre reivindicamos soluções para as cheias que ocorrem no bairro Petrópolis toda vez que chove forte. Hoje estamos comemorando que a Prefeitura assumiu essa obra e finalmente poderemos passar um inverno sem o pânico de ter as casas invadidas pela água.” A declaração é da moradora Iracema Silva dos Santos que reside na Rua Setembrino Martins, uma das mais afetadas pelos alagamentos do Arroio Gauchinho.

A obra de macrodrenagem pluvial que deve reduzir as cheias nas ruas Rincão, Setembrino Martins e Holanda iniciou nesta segunda-feira (20), e está sendo realizada pela Prefeitura de Novo Hamburgo, no trecho que compreende as ruas Hungria e Amantino Costa, no limite com Estância Velha. “Por muito tempo as prefeituras de Estância e Novo Hamburgo ficaram no jogo de empurra-empurra, mas nenhuma fez a obra. Graças a Deus a nossa administração assumiu essa causa e agora teremos essa melhoria”, diz Iracema explicando que a obra abrange Estância, mas beneficia aos moradores de Novo Hamburgo.

Esperança  

Para a moradora Roseli de Lurdes dos Santos, que mora há 13 anos no bairro, a obra é a esperança para quem já perdeu muito nesses anos de alagamentos. “A água entra com muita facilidade na padaria da esquina, por exemplo, e o dono teve que construir um muro para evitar perder equipamentos. Quando é um evento climático isolado, como ocorreu em março de 2019, entendemos. Mas quando é frequente e por níveis bem menores, aí sofremos demais. Agora estamos na expectativa pelo fim da obra”, conta ela.

O investimento de R$ 919.005,64 é 100% dos cofres públicos hamburguenses e a previsão para conclusão é de 120 dias. Nesta primeira etapa o trecho interrompido para o trânsito de veículos é da esquina da Rincão com a Rua Holanda até a esquina com a Rua Rússia. O acesso local para os moradores está permitido. Quem costuma trafegar pela Rincão no sentido bairro-Centro deverá acessar a Rua Holanda e em seguida a Rua Luxemburgo que é a principal alternativa nos dois sentidos. Pelo Centro-bairro, acessa a Rua Rússia e segue até a Luxemburgo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × três =