Novo Hamburgo lidera vacinação entre as cidades mais populosas do RS

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Em relação a doses recebidas, índice de aplicação na cidade é de 63,9%  

Cidade segue recebendo doses para ampliar vacinação – Crédito: PMNH

Novo Hamburgo segue acelerando a vacinação de sua população contra a covid-19. Segundo o sistema de acompanhamento de vacinação do governo estadual, entre as dez cidades mais populosas do Estado, Novo Hamburgo é a que mais vacinou em relação às doses recebidas até o final da tarde desta quarta-feira, dia 24, com 63,9% de aplicação, já considerando as novas doses distribuídas pelo Estado nesta semana. O município mais perto deste percentual é Canoas, com 63,6% de aplicação;

“Não estamos medindo esforços acelerar a vacinação. Estamos convictos da necessidade de imunizar toda a população o mais rapidamente possível”, enfatiza a prefeita Fátima Daudt. Ela alerta que a vacinação representa a alternativa mais viável para tentar frear a pressão no sistema de saúde, com internações que não param de crescer.

Durante a pandemia, Novo Hamburgo mais que quadruplicou o número de leitos de UTI no Hospital Municipal, saltando de 10 para 43, além de ampliar também o número de leitos clínicos. A última ampliação ocorreu neste mês de março, com a abertura de 8 novos leitos de UTI, graças a remanejos internos de equipamentos, justamente para atender a alta nas internações.

O hospital também está construindo uma estrutura para mais leitos clínicos. Neste caso, a estrutura é provisória. Parte já está pronta. Ao final, a nova estrutura contará com cerca de 180 metros quadrados de área.   Na manhã desta quarta-feira, havia 157 pessoas com covid internadas no Hospital Municipal, sendo 34 em UTI, cinco com cuidados intensivos e outros 118 em leitos clínicos.

Rotina de vacina 

Novo Hamburgo é a oitava cidade mais populosa do Estado, com 246.452 habitantes, mas a terceira com o maior percentual de sua população já imunizada com a primeira dose (7,2%) e a segunda (2,5%) de vacina, atrás apenas de Pelotas e Porto Alegre neste quesito. Até a manhã desta quarta-feira, dia 24, o município já havia aplicado 23.490 doses de imunização.

Nesta semana, a Prefeitura está realizando drive-thru diários na Fenac. Na quarta-feira, o drive ocorre para idosos a partir de 73 anos de idade. Na quinta, dia 25, para idosos a partir de 72 anos de idade; na sexta-feira, para quem tem a partir de 71 anos. E no sábado, o drive será feito com trabalho voluntário e beneficiará idosos a partir dos 70 anos.

Todos os dias, os drives ocorrem das 9 horas às 16 horas. Os documentos necessários são documento com foto, cartão SUS ou comprovante de residência em nome da pessoa a ser vacinada ou declaração em cartório do proprietário atestando que a pessoa a ser vacinada reside no local.

Quem não puder comparecer e pertence ao grupo dos drive pode agendar a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Canudos, Primavera e Santo Afonso, e Unidade de Saúde da Família (USF) de Lomba Grande, além da Casa de Vacinas. O agendamento, porém, só abre a partir do dia do respectivo drive. Já idosos acamados a partir dos 60 anos podem conseguir o agendamento na unidade básica de sua referência (na oportunidade, também é possível agendar a vacinação de um cuidador da pessoa).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *