Novo Hamburgo já tem plano pronto para vacinação contra a covid-19

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Plano foi elaborado nos meses finais de 2020 e atualizado em 2021 

A Prefeitura de Novo Hamburgo já tem definido seu plano de vacinação contra a covid-19, aguardando apenas a chegada das doses e também a definição dos grupos prioritários por parte do Ministério da Saúde. A prefeita Fátima Daudt destaca também que o município já tem recursos reservados para compra de vacinas em possível consórcio com outras prefeituras e parceria com o governo do Estado em caso de necessidade. Na manhã desta quarta-feira, 6, Fátima participou de reunião virtual com o governador Eduardo Leite e prefeitos da Região Metropolitana para, entre outros temas, discutir estratégias de vacinação contra o coronavírus.

“O Brasil possui um programa nacional exitoso em vacinação há 47 anos. Não tenho a menor dúvida de que o ideal é termos o comando e a organização por parte do Ministério da Saúde, no entanto, se isso não acontecer rapidamente, teremos de agir via Estado e municípios”, destacou a prefeita. “Não medirei esforços e cobrarei incansavelmente todos os órgãos responsáveis pela distribuição da vacina (Governo Federal e Estado)”, acrescentou Fátima.

Durante o encontro desta manhã, Leite disse aos prefeitos que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, lhe informou de que uma medida provisória para a aquisição das vacinas pelo governo federal deverá ser assinada ainda nesta quarta-feira inclusive com definição sobre a estratégia federal de vacinação. Acrescentou que, enquanto isso, o governo do Estado segue organizando a aquisição de seringas e a logística necessária para iniciar o processo de vacinação.

“O nosso povo precisa trabalhar e está cansado desta pandemia. Não dá para ficar discutindo teorias conspiratórias enquanto milhares de vidas são abreviadas por conta da covid-19”, acrescentou a prefeita. Para Fátima, a vacina não deve ser obrigatória, porém ela precisa estar à disposição o mais rápido possível para todos que queiram se vacinar. “É um direito do cidadão. Mas é importante lembrar que no momento o Estado e os municípios não podem adquirir as vacinas, porque há um limitador técnico/legal: Nenhuma foi aprovada pela Anvisa ainda.”

Plano hamburguense 

A prefeita Fátima Daudt destaca que o Plano Municipal de Imunização covid-19 de Novo Hamburgo foi elaborado em meados de dezembro e atualizado no início de janeiro. Considerando trabalhadores de saúde e idosos como públicos-alvo na primeira fase de vacinação, a estimativa de doses a serem aplicadas na cidade é de 40 mil, sendo 9 mil doses para trabalhadores da saúde e outras 31 mil doses para idosos.

A proposta é utilizar as 26 Unidades de Saúde Municipais já existentes, além de sistemas drive-thru em locais como Fenac e Prefeitura e também a Unidade Móvel do Município. Novo Hamburgo também prevê a utilização da estrutura já utilizada na cidade para os programas estadual e nacional de imunização para o armazenamento e distribuição das doses nos locais de aplicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 5 =