Novo Hamburgo – Hospital Municipal amplia estrutura para 80 leitos clínicos dedicados à Covid-19

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

São 31 novos leitos que estarão à disposição a partir da próxima segunda-feira  

Hospital terá reforço em leitos – Crédito: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Novo Hamburgo, juntamente com a Fundação de Saúde, estão ampliando o número de leitos clínicos dedicados exclusivamente à Covid-19 no Hospital Municipal. A partir de segunda-feira, 29, mais 31 leitos clínicos estarão à disposição da população hamburguense. “Com isso, conforme prevê nosso plano de contingência ao coronavírus, teremos 80 leitos clínicos totalmente dedicados à pandemia”, enfatiza o secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano. 

O presidente da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo, Ráfaga Fontoura, complementa que isso levanta outro desafio para a estrutura de atendimento, que é a falta de profissionais técnicos para atuar no reforço destes leitos. “Já realizamos nove processos seletivos simplificados neste ano e nunca conseguimos suprir as vagas abertas. Além disso, temos uma média mensal de 100 profissionais técnicos afastados por suspeita ou confirmação de coronavírus. Estamos compensando com remanejo e horas extras”, explica.

Por isso, a Secretaria de Saúde está analisando a possibilidade de redução de equipes técnicas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) e deslocá-las para atendimento no Hospital Municipal. “Isso também está previsto no plano de contingência. É fundamental a compreensão da comunidade para este momento. Como deve haver redução nas equipes das UBSs, as pessoas devem procurar atendimento somente em caso de extrema necessidade”, pede Naasom Luciano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × dois =