Novo Hamburgo – Hospital Municipal amplia estrutura para 80 leitos clínicos dedicados à Covid-19
São 31 novos leitos que estarão à disposição a partir da próxima segunda-feira

A Secretaria Municipal de Saúde de Novo Hamburgo, juntamente com a Fundação de Saúde, estão ampliando o número de leitos clínicos dedicados exclusivamente à Covid-19 no Hospital Municipal. A partir de segunda-feira, 29, mais 31 leitos clínicos estarão à disposição da população hamburguense. “Com isso, conforme prevê nosso plano de contingência ao coronavírus, teremos 80 leitos clínicos totalmente dedicados à pandemia”, enfatiza o secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano.
O presidente da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo, Ráfaga Fontoura, complementa que isso levanta outro desafio para a estrutura de atendimento, que é a falta de profissionais técnicos para atuar no reforço destes leitos. “Já realizamos nove processos seletivos simplificados neste ano e nunca conseguimos suprir as vagas abertas. Além disso, temos uma média mensal de 100 profissionais técnicos afastados por suspeita ou confirmação de coronavírus. Estamos compensando com remanejo e horas extras”, explica.
Por isso, a Secretaria de Saúde está analisando a possibilidade de redução de equipes técnicas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) e deslocá-las para atendimento no Hospital Municipal. “Isso também está previsto no plano de contingência. É fundamental a compreensão da comunidade para este momento. Como deve haver redução nas equipes das UBSs, as pessoas devem procurar atendimento somente em caso de extrema necessidade”, pede Naasom Luciano.