NOVO HAMBURGO – Fátima Daudt entrega licença para início do Boulevard Germânia

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Megaempreendimento de 285 hectares em Novo Hamburgo criará novo bairro-cidade no Rio Grande do Sul 

“Não tenho dúvidas de que a construção deste bairro totalmente planejado tornará Novo Hamburgo referência para estudos de urbanismo de universidades nacionais e internacionais”, destacou a prefeita Fátima Daudt na tarde desta terça-feira, 29, aos diretores da Cia Zaffari, Claudio Luiz Zaffari (de Expansão) e Bruno Zaffari, ao entregar a licença para início das obras da Fase 1 do Boulevard Germânia, o megaempreendimento do Grupo Zaffari às margens da BR-116, à esquerda no sentido Capital-interior.

“Nossa responsabilidade aumentou e esperamos estar à altura. A bola está conosco agora”, disse Zaffari, enfatizando que a licença marca o início da segunda etapa do empreendimento, que é sua execução (a primeira foram a aquisição e registros da área). Segundo ele, o grupo deve iniciar tratativas com empresas parceiras para início da implantação da infraestrutura e obras. A licença tem validade até fevereiro de 2024.

Mobilização  

Fátima Daudt lembrou da mobilização para viabilizar as licenças necessárias, com a criação de grupos de trabalho na Prefeitura e no Grupo Zaffari, que interagiam constantemente. “Como arquiteta e urbanista, tenho uma expectativa especial pelo empreendimento. Será um marco para nosso município. Vamos ver um bairro-cidade totalmente planejado sendo construído.”

Dividido em quatro fases, o projeto criará um novo bairro-cidade no Rio Grande do Sul, em uma área total de 285 hectares. A expectativa é abrigar uma população de 25 a 30 mil pessoas. Estão previstos 1.232 lotes, compondo residências e condomínios, hipermercado, centro comercial, escola, universidade, entre outros estabelecimentos. Estima-se que o investimento possa chegar a R$ 6 bilhões.

Detalhes 

A Fase 1 compreende uma área de 72 hectares, divididos em 402 lotes, e está localizada na parte nordeste do empreendimento, próximo ao Lar São Vicente de Paula. Para a licença de início das obras, o Grupo Zaffari teve aprovados os projetos geométrico, de pavimentação, de iluminação pública, de drenagem pluvial, de sinalização, de arborização, além dos atestados de viabilidade técnica concedidos pela Comusa e RGE, todos dos últimos dois anos.

Claudio Zaffari enfatizou que um dos destaques desta etapa será a construção de um grande parque ambiental de 230 mil metros quadrados ao longo do Arroio Gauchinho, que corta boa parte da área. “Deverá ser um dos marcos do empreendimento, com área para caminhada e de convivência”, detalhou, ressaltando o cuidado com o meio ambiente.

Para ele, o desafio do empreendimento é viabilizar a coexistência de vários padrões sociais, típicos de um bairro, e sua integração com as demais áreas da cidade. “Não podemos tratar o projeto isoladamente. Na verdade, é a cidade se expandindo”, ressaltou, citando a participação de empresas da Espanha e do arquiteto e urbanista Jaime Lerner na concepção dos projetos. Bruno Zaffari agradeceu a parceria e o empenho de técnicos da Prefeitura na análise dos documentos.

Parceria 

Além da prefeita e dos diretores Claudio e Bruno Zaffari, participaram da entrega da licença para instalação das obras o vice-prefeito e diretor da Comusa, Márcio Lüders; a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação. Roberta Gomes de Oliveira; a diretora de Desenvolvimento Urbano, arquiteta Laís Corteletti, que assina a licença; e o diretor de Pavimentação e Apoio Operacional da Secretaria Municipal de Obras Públicas, engenheiro Leandro Koche.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *