NOVO HAMBURGO – ETE Vila Palmeira inicia testes para entrar em operação

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

A estação, iniciada em 2019, vai beneficiar mais de 5 mil pessoas que moram no local 

Diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders esteve no local – Crédito: Comusa

Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, deu início à fase de testes de comissionamento e pré-operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vila Palmeira com a ligação de esgoto cloacal da localidade. A estação, iniciada em 2019, vai beneficiar mais de 5 mil pessoas que moram no local, trazendo melhorias e ampliação no saneamento básico para a vila, assim que der início à operação. Ao todo, foram aproximadamente R$ 4,8 milhões investidos no projeto que tem uma tecnologia única no Município. De acordo com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), cada 1 real investido em saneamento básico equivale a 9 reais gastos em saúde.
“Esse sistema é de uma ETE compacta, que já vem pronta e só precisa ser montada no local de operação. A estação vai ter um impacto muito positivo para toda a comunidade”, comenta o vice-prefeito e diretor-geral da Márcio Lüders. “É um importante investimento que demos início em 2019 e que faz parte do nosso projeto de elevar o tratamento de esgoto em todo o Município nos próximos anos.”

O tratamento 

O sistema implantado é de uma Estação de Tratamento de Esgoto compacta. Em sua fase líquida, o tratamento consiste em Pré-tratamento (gradeamento) – tratamento biológico do tipo aeróbio – tratamento físico-químico – desinfecção por ultravioleta; 

Já no tratamento da fase gasosa, o lodo vai para um biodigestor anaeróbio, após para o tanque de lodo digerido, posteriormente para uma centrífuga para desidratar o lodo que vai para um contêiner onde fica acumulado. O destino final é um aterro sanitário.

biodigestão do sólido gera biogás, o qual é queimado pelo sistema queimador de biogás. A vazão média é de 1.528,5 metros cúbicos/dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *