NOVO HAMBURGO – Comusa reafirma compromisso com o Pacto Global da ONU

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Autarquia completa o segundo ano como parte da organização mundial com ações voltadas para sustentabilidade e saneamento 

A Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo reafirmou neste mês, pelo segundo ano, seu compromisso com o Pacto Global da ONU, iniciativa mundial que reúne empresas e entidades com o objetivo de promover a sustentabilidade no meio ambiente, os direitos humanos, trabalho e combate à corrupção. Para poder continuar como empresa ativa no Pacto, a Comusa precisa apresentar um relatório anual com atividades e ações realizadas que se encaixem nos parâmetros da iniciativa, além de resultados já mensurados.

Entre os destaques de 2020 a 2021, as ações tomadas pela autarquia durante a pandemia para auxiliar a população, suspendendo o corte de água, obras de regularização fundiária juntamente com a Prefeitura de Novo Hamburgo, e o encaminhamento das obras das Estações de Esgoto da Vila Palmeira e da Roselândia. Para o vice-prefeito e diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders, a parceria com a ONU faz com que a autarquia busque novas iniciativas para trabalhar dentro dos objetivos propostos pelo Pacto. “A Comusa esteve sempre muito ligada com o trabalho de sustentabilidade, mas em ano de pandemia isso foi dificultado. Ainda assim, apresentamos novas iniciativas tão importantes quanto aquelas que já havíamos apresentado em 2019. Estamos melhorando o serviço, a relação de trabalho com os servidores, buscando transparência com a população e pensando no futuro, cuidando do meio ambiente”, destaca.

Direitos Humanos 

Desde o início da pandemia, a Comusa tem privilegiado a segurança de seus servidores. Além de serem reduzidos os turnos de trabalho e criado uma escala alternada para os colaboradores, ainda em 2020, a autarquia se preocupou em disponibilizar todas as ferramentas necessárias para que grupos de risco possam realizar seu trabalho por home office. Ao longo de todo o ano, essa iniciativa se manteve flexibilizada até março. Agora, a autarquia atua em 75% de sua capacidade, revezando nos setores com maior número de participantes. Para aqueles que precisam continuar no local de trabalho, visto que é um serviço essencial, providenciou um estoque substancial de álcool gel e adotou medidas de distanciamento social junto aos servidores, reforçando o uso obrigatório de máscaras, que também foram fornecidos pelo setor de recursos humanos.

Movimentação  

A Comusa deu início a uma movimentação, junto à Assemae, para a vacinação de servidores do saneamento em todo o País. O pedido foi levado às esferas estaduais e federais, bancadas do Congresso e Ministério da Saúde.

Melhorias de espaços físicos e remanejamento de setores para melhor adequação em espaços mais amplos e menos restritivos. Campanha de arrecadação de alimentos e agasalhos, juntamente com a ASCOM, para doações à famílias que foram atingidas pela pandemia. Durante a pandemia, suspendeu o corte de água de famílias inadimplentes, permitindo o parcelamento em até 30 parcelas.

Obras de regularização fundiária em loteamentos de baixa renda no Município. Apenas no bairro Canudos, são 48 famílias beneficiadas com tratamento de esgoto.

Trabalho 

A Comusa informatizou todos os seus processos tornando eles 100% digitais ainda em 2020. A mudança foi bem aceita pelos servidores que já se adequaram à mudança. A autarquia é a primeira do Município a implementar com sucesso esse sistema. Reformas e limpeza dos espaços da autarquia com construção de novas áreas de lazer para os servidores. Renovação da frota de veículos. Cursos de capacitação gratuitos a servidores e gestores. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *