NOVO HAMBURGO – Coligação eleita para o Executivo também terá maioria na Câmara

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Dos 14 eleitos para o Legislativo, dez são da coligação Unidos por Novo Hamburgo 

Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo terá novos nomes – Crédito: Divulgação

Se em 2016 a oposição elegeu mais cadeiras para o Legislativo hamburguense, no pleito de 2020 a situação levou a melhor. A coligação da prefeita reeleita Fatima Daudt terá a maior quantidade de apoiadores na Câmara de Vereadores a partir de janeiro do próximo ano. Das 14 cadeiras do legislativo, dez são de candidatos eleitos pela coligação Unidos por Novo Hamburgo.

Se nos últimos anos a maior bancada pertenceu ao MDB, desta vez o maior número de cadeiras pertence ao partido da própria prefeita. O PSDB, que em 2016 não elegeu nenhum candidato, ficou com quatro cadeiras. Dois destes quatro são nomes já haviam mudado de partido e migrado para o PSDB nesta legislatura: os reeleitos Vladi Lourenço e Tita. Porém, o partido tucano apresentou as novidades Raizer Ferreira, ex-secretário de Obras do Governo Fátima e que foi o terceiro mais votado no pleito, com 2.646 votos, além de Ica Ritter.

O PDT terá duas cadeiras, com o reeleito Fernandinho Lourenço – segundo mais votado da cidade – e uma novidade, o líder comunitário do bairro Vila Dhiel, com forte atuação junto à comunidade do Kephas, Darlan Oliveira. O MDB, que possuía a maior bancada, também terá duas posições na casa, com os reeleitos Serjão Hanich e o atual presidente do Legislativo Dr. Peteffi, que parte para seu 8º mandato consecutivo. O PTB é outro partido que exercerá duas cadeiras, com o reeleito Cristiano Coller, e com Ito Luciano, que volta ao cenário político hamburguense após cumprir período de inelegibilidade.

Oposição 
Apesar de possuir apenas quatro cadeiras, a oposição marcou território com o líder de votos: o reeleito Felipe Kuhn Braun (PP), que somou 4.041 votos (equivalente a 3,64%). O Partido dos Trabalhadores (PT) conquistou uma cadeira com a reeleição de Enio Brizola. Os outros dois nomes são novidades: Gustavo Finck (PP) e a pastora Lurdes Valim (Republicanos).

Números 

Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo – 2021/2024

Felipe Khun Braun (PP) – 4.041 
Fernandinho Lourenço (PDT) – 2.695
Raizer Ferreira (PSDB) – 2.646
Ito Luciano (PTB) – 2.642
Serjão (MDB) – 2.517
Cristiano Cooler (PTB) – 2.408
Darlan Oliveira (PDT) – 2.238
Gerson Peteffi (MDB) – 2.165
Vladi Lourenço (PSDB) – 2.095
Ricardo Ica (PSDB) – 1.811
Lurdes Valim (Republicanos) – 1.671.
Enio Brizola (PT) – 1.628
Tita (PSDB) – 1.578
Gustavo Finck (PP) – 1.403

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 4 =