Novo Hamburgo – Centro Especializado em Reabilitação completa um mês de funcionamento

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Com diversas especialidades, foram mais de 1.300 atendimentos em um mês  

CER recebe diversos cidadãos, de vários municípios – Crédito: Bárbara Rodrigues dos Santos/Assessoria do grupo solução em gestão.

Enquanto a luta contra o coronavírus segue intensa e focada na cidade, uma outra batalha é travada de maneira bem positiva, também direcionada à vida e sobretudo aos recomeços. Os serviços do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), inaugurado no começo de abril, seguem a todo vapor contabilizando mais de 1300 atendimentos: um novo momento para a saúde dos usuários hamburgueses.

O espaço já registra 129 fisioterapias, 52 consultas fonoaudiólogas, 109 atendimentos psicológicos e 855 procedimentos de avaliação antropométrica entre outros procedimentos e consultas. São 1.333 atendimentos realizados em um mês de funcionamento, mesmo com a pandemia do COVID-19. “É um trabalho extraordinário porque é um lugar de recomeço, pessoas voltam a ter oportunidade de voltar à vida por meio da reabilitação intelectual, física, auditiva, visual. Retornar para a vida estimulando os sentidos é fantástico, extraordinário. E estamos muito felizes em oferecer um serviço de qualidade na saúde pública” afirma o secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano. 

O fato de seguir oferecendo serviços apesar de o cenário ser protagonizado pela Covid-19, também é destacado pela presidente do Grupo Solução em Gestão, que administra o CER IV, a partir de parceria com o município. Para Edilene Catucha Kailer Martins, mesmo neste período de pandemia, o trabalho renova as esperanças da comunidade hamburguense, assim como dos profissionais que estão atuando. “Nosso pacto com a excelência, eficiência e agilidade, além de atendimento humanizado para pacientes e familiares fazem parte da nossa rotina. Iniciamos a construção história sólida e que os resultados sociais já é uma realidade para a população”, conclui a presidente.

O diretor do CER IV, Renato Weler, destaca a qualificação dos profissionais que ali atuam. “Temos profissionais com o mais alto gabarito acadêmico, alguns com mestrado, doutorado e outros com pós-graduação. O atendimento é humanizado e multidisciplinar, assim, todos os atendimentos são integrados”, ressalta Weler.

Estrutura 

O Centro Especializado em Reabilitação foi projetado para atender pessoas com as deficiências visuais, intelectual, física e auditiva. O CER IV é um ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação, que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência no território.

Com uma área construída de 1.928 m² e localizado na Rua Dr. João Daniel Hillebrand, 2.200, bairro Rondônia, é o primeiro no Sul do Brasil nas quatro áreas de reabilitação. Jorge da Silva, 56, foi o primeiro paciente atendido no local e se mostra grato pela qualidade do serviço. “O lugar, eu achei excelente, pelo seguinte, pela diversidade de atendimento que o nosso município vai ter. Foi muito bem planejado! Um ambiente que faz com que a gente se sinta bem, eu pelo menos estou me sentindo e sei que vou sair daqui melhor do que entrei. Isto era o que Novo Hamburgo precisava, a equipe envolvida está de parabéns, realmente se superaram com o trabalho”, completou Jorge.

Com a habilitação do CER IV, conforme destaca o secretário municipal de Saúde, junto ao Ministério da Saúde, é possível que, no mínimo, sejam referenciadas as regiões de saúde 6 e 7 para atendimento no CER IV, que, além de Novo Hamburgo, envolve as cidades de Araricá, Cambará do Sul, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Igrejinha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Hartz, Parobé, Portão, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, São Leopoldo, Sapiranga, São José do Hortêncio, Riozinho, Rolante, São Francisco de Paula, Taquara e Três Coroas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 2 =