NOVO HAMBURGO – CDL NH cita a importância do Dia do Consumidor

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Data, instituída em 1992, tem como fator primordial manter e conquistar clientes 

“Ajude a manter os empregos na nossa cidade! Compre do comércio Local”, diz o presidente Jorge Stoffel, da CDL – Crédito: Max Machado/Jornal RS

Em função das restrições, as lojas estão fechadas em Novo Hamburgo para estampar promoções referentes ao Dia do Consumidor, comemorado na últiam segunda, dia 15. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH) sempre incentiva os lojistas promoverem ações e promoções nas datas. Principalmente em tempos de crise, vender mais se tornou um desafio diário.  Por isso, a Entidade estimula os comerciantes e consumidores para o desenvolvimento socioeconômico. Porém, o Dia do Consumidor não tem o mesmo apelo como o Dia Internacional da Mulher e a Páscoa.  “Mas estimular o comércio local é bom pra todos”, afirma Jorge Stoffel, presidente da CDL-NH.

A CDL-NH não tem uma ação de marketing específica para o Dia do Consumidor, mas o presidente da entidade Jorge Stoffel, explica que o comércio da cidade já está oferecendo produtos com preços promocionais, prazos maiores, entre outros benefícios, nas plataformas digitais.

Em março, a CDL tem visto de anos anteriores, o fortalecimento do Dia Internacional da Mulher, que acaba se estendendo ao longo do mês, e uma atenção já voltada para a Páscoa. “Já este ano, o comércio ficou prejudicado em função das restrições da Covic-19, onde grande parte dos estabelecimentos estão fechados. Estamos na expectativa do retorno das atividades o quanto antes, a Páscoa sempre é uma data importante”, conclui Jorge Stoffel.

Entenda como surgiu a data: 

O Dia Mundial do Consumidor foi instituído dia 15 de março de 1962, por John Kennedy, na época, presidente dos Estados Unidos. Kennedy estava preocupado em oferecer quatro direitos fundamentais aos consumidores: direitos à segurança, à informação, à escolha e a serem ouvidos. 

Apenas em 1985 a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou o dia 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor, tendo como base as Diretrizes das Nações Unidas, dando legitimidade e reconhecimento internacional para a data criada por Kennedy. No Brasil, os direitos do consumidor estão protegidos através da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, que entrou em vigor no ano seguinte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *