Novo Hamburgo – Câmara de Vereadores realiza terceira Sessão do Vereador Mirim

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

14 parlamentares mirins eleitos e seus suplentes participaram da Sessão

Vereadores mirins realizaram Sessão nos moldes do Legislativo – Crédito: Foto: Daniele Souza/CMNH.

A tarde desta terça-feira, 29 de outubro, ficará marcada na memória dos alunos de sete escolas da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo que participaram da 3ª edição do Projeto Vereador Mirim. Reunidos no Plenário da Câmara, os 14 parlamentares mirins eleitos e seus suplentes emocionaram e se emocionaram ao protagonizar uma sessão exclusiva, no mesmo formato de uma reunião ordinária do Legislativo, na qual puderam apresentar e defender propostas de melhorias para suas escolas, seus bairros e para a cidade. “Vamos levar essa experiência maravilhosa para o resto da vida. Mudou nosso ponto de vista sobre muitos assuntos. Muito obrigado por essa oportunidade e por vocês terem acreditado em nós”, destacou Vitória Natália dos Passos, vereadora eleita pela Escola Prudente de Moraes.

Todos os parlamentares eleitos tiveram oportunidade de defender suas proposições na tribuna. Compuseram a Mesa Diretora da Sessão do Vereador Mirim 2019 os alunos Marcelo Pavani (EMEF Bento Gonçalves), presidente; Matheus Ramires, vice-presidente (EMEF Padre Reus); Vitória Andrade, primeira-secretária (EMEF Padre Reus) e Ana Cláudia Oliveira, segunda-secretária (EMEF Bento Gonçalves). A composição das chapas e a eleição do grupo diretivo foram realizadas no dia 17 de outubro. O momento também foi de homenagem aos professores e equipe pedagógica das escolas, como forma de reconhecimento e admiração por parte dos alunos. “É uma coisa que eu falo muito aos meus amigos, pais e a todas as pessoas que eu conheço: Os professores são as pessoas que nos formam, que nos ajudam, e, muitas vezes, são a nossa família. Muito obrigada a todos vocês”, destacou o presidente Marcelo.

O Projeto 

O Projeto Vereador Mirim, voltado para alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo, é desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa foi instituída por meio do Decreto Legislativo nº 5/2017, proposto pela Mesa Diretora de 2017 e aprovado por unanimidade pelos demais vereadores. O principal objetivo da ação, que se desenvolve em diversas etapas, é incentivar a participação do jovem na política, através da integração da Câmara de Novo Hamburgo com a comunidade escolar do Município, fazendo com que os estudantes compreendam o papel do Poder Legislativo Municipal no contexto em que se inserem, contribuindo para a formação da cidadania e conhecimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × dois =