Novo Hamburgo amplia transparência e informa em tempo real os atendimentos de Covid

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

A partir desta semana, as principais informações sobre o atendimento a pessoas suspeitas ou confirmadas com Covid-19 em Novo Hamburgo estarão disponíveis a toda a comunidade. Questões como sintomas apresentados, faixa etária, bairros, evolução dos números, além de um acompanhamento online de casos no Município estarão acessíveis a qualquer cidadão. “Nós acreditamos que a informação transparente ajuda a engajar na luta contra o vírus e também a evitar Fakes”, justifica a prefeita Fátima Daudt, destacando que os dados pessoais dos pacientes continuarão sendo preservados.

Com esta medida, Novo Hamburgo consolida sua posição de uma das cidades mais transparentes do Estado na divulgação de dados sobre a pandemia. “Estamos fazendo isso em respeito aos médicos e a toda a equipe de saúde diretamente envolvida nos atendimentos, além dos demais servidores. Os dados mostram o comprometimento destes profissionais em atender todos que procuram os postos de saúde”, enfatiza a prefeita. Os atendimentos no Centro de Triagem junto ao hospital, por exemplo, que somam 3,7 mil desde março, representam apenas uma parte dos cerca de 5 mil atendimentos realizados nos postos de saúde no período.

Na tarde desta segunda-feira, a prefeita apresentou a ferramenta e as razões deste compartilhamento. Participaram da apresentação o secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, e o presidente da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo, Ráfaga Fontoura. O sistema foi detalhado por Tatiane Soares de Souza, diretora de Governo Eletrônico da Prefeitura. O novo portal apresenta os atendimentos realizados em toda a estrutura disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade. As informações podem ser consultadas no endereço http://covid.novohamburgo.rs.gov.br/

PIONEIRISMO
“Fomos a primeira cidade do Estado a instalar um Centro de Triagem, que fica junto ao Hospital Municipal e ouvimos muito falar dele. No entanto, nossa estrutura vai muito além”, acrescentou a prefeita. “Temos atendimentos específicos para suspeita de Covid em cada uma das Unidades Básicas de Saúde”, completou o secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano.

Pois este dashboard da Prefeitura de Novo Hamburgo mostra desde o atendimento lá na ponta, em um posto do bairro, qual o perfil do paciente com suspeita, sintomas relatados, encaminhamento dado pelo médico (se foi para isolamento domiciliar ou encaminhado para o Centro de Triagem ou ainda teve alta). É possível conferir os atendimentos online, pois o sistema é atualizado a cada meia hora, e também o acumulado no mês e ainda desde o início dos atendimentos em fins de março.

O sistema também apresenta os atendimentos no Centro de Triagem. Além de todos os dados anteriores, há ainda o desfecho do atendimento e a ocupação de leitos clínicos e de UTI no Hospital Municipal. “São estas informações que sempre consultamos nas tomadas de decisões. Tudo isso pode ser consultado em tempo real. Agora que conseguimos concluir questões técnicas, estamos colocando à disposição de todos os cidadãos”, completa a prefeita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + catorze =