Novos radares entram em operação na Serra Gaúcha e geram polêmica
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A partir desta segunda-feira, 10 de fevereiro, entraram em operação 15 novos radares e controladores de velocidade nas rodovias da Serra Gaúcha, sob concessão da CSG. Os dispositivos, que possuem limites de velocidade variando entre 40 e 60 km/h, foram instalados em pontos estratégicos para fiscalização do trânsito.
Dentre os novos equipamentos, dois estão localizados próximos a Garibaldi. Um deles foi instalado no Km 225 da BR-470, em frente ao Posto do Avião, com limite de 60 km/h. O outro está na RSC-453, no Km 107, no Trevo do Barracão, entre Bento Gonçalves e Farroupilha, onde o limite é de 40 km/h.
A implantação dos novos radares gerou reações entre motoristas e lideranças políticas. Muitas críticas são direcionadas ao governador Eduardo Leite, acusado por opositores de aumentar a arrecadação estadual às custas dos condutores. Para alguns, a instalação excessiva de equipamentos de fiscalização prejudica economicamente os contribuintes, sem necessariamente resultar em mais segurança viária.
O governador Eduardo Leite continua enchendo o estado de radares e pardais, o que causa uma revolta na população. Estamos sendo assaltados com impostos do governo federal, o preço da gasolina está aumentando cada vez mais neste governo, e, além disso, somos sobrecarregados com mais impostos, radares e pardais. A população não aguenta mais este assalto. Isso é um desrespeito com o povo, que está sendo cada dia mais taxado e explorado.
Em defesa das medidas, autoridades justificam que os radares são essenciais para a redução de acidentes e para garantir maior segurança no trânsito. Dados apontam que em pontos de fiscalização eletrônica, a incidência de colisões diminui significativamente, reduzindo também os números de vítimas fatais e feridos.
Enquanto o debate segue acalorado, motoristas que transitam pela região devem estar atentos aos novos limites de velocidade para evitar multas. A discussão sobre a implantação de radares segue sendo um tema controverso, equilibrando interesses financeiros do Estado, segurança viária e os impactos no bolso da população.
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