Trump eleito: compare as últimas pesquisas e o resultado nas urnas
Levantamentos mostravam empate técnico tanto no conjunto do país como nos estados-chave, que são os que definem a eleição. Trump venceu em todos os cenários, segundo projeção. Trump faz discurso para declarar vitória e diz que novo governo será 'a era de ouro da América'
As últimas pesquisas de intenção de voto do The New York Times e do Siena College antes da votação nos Estados Unidos apontavam uma disputa apertada entre Donald Trump e Kamala Harris tanto nacionalmente como nos estados-chave (clique aqui para entender o que são).
Compare os resultados desses levantamentos e os números que saíram das urnas até as 11h21 (entenda abaixo).
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Nacionalmente
Na pesquisa de 25 de outubro, Trump tinha 47% das intenções de voto e Kamala, 46%. Os números indicam empate técnico (dentro da margem de erro);
Na votação, Trump teve 51% dos votos e Kamala, 47,5% (os números ainda podem mudar pois a apuração não foi concluída).
Nos estados-chave
Na última pesquisa, divulgada no domingo (3), havia empate técnico nos 7 estados, com Kamala numericamente à frente em três (Carolina do Norte, Nevada e Wisconsin) e Trump numericamente à frente em um (Arizona). Nos outros três (Geórgia, Michigan e Pensilvânia), eles tinham exatamente os mesmos percentuais.
Na votação, Trump ganhou em todos, segundo projeções da Associated Press, com maior vantagem no Arizona (52% a 48% dos votos), onde aparecia numericamente à frente, e menor no Wisconsin (50% a 49%).
Veja os números:
Trump eleito: pesquisa x resultado
Eleições EUA: compare o último levantamento Times/Siena e os dados das urnas
Arte g1/Otavio Camargo
O que são os estados-chave?
Nos EUA, a eleição é indireta: o candidato mais votado pela população em cada estado leva todos os delegados daquele estado. Ganha o candidato que tiver mais delegados na soma de todo o país.
A maioria dos estados vota tradicionalmente no Partido Republicano ou no Partido Democrata. Com isso, a decisão fica por conta dos estados sem preferência definida – e que por isso, são chamados estados-pêndulo ou estados-chave.
Em 2024, são 7 os estados-chave: Arizona, Carolina do Norte, Geórgia, Michigan, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin
Veja também
AO VIVO: acompanhe todas as últimas notícias sobre as eleições nos EUA
MAPA DA APURAÇÃO: Confira a apuração da eleição dos EUA em tempo real
COMENTÁRIOS