César Lattes: Google Doodle celebra 100 anos de físico brasileiro
Quem foi César Lattes? Google Doodle de hoje celebra físico brasileiro que descobriu o Meson Pí ou Pion, estrutura que explica a estabilidade da matéria; saiba mais O físico brasileiro César Lattes é o homenageado no Google Doodle desta quinta-feira (11). A ilustração do buscador mostra o rosto do cientista na juventude, cercado de desenhos que lembram ícones que identificam átomos. Lattes é reconhecido pela descoberta de Meson Pí ou Pion, estrutura que explica a estabilidade da matéria, um feito inédito nos anos 1940. Apaixonado pela educação, sempre defendeu a importância de investimentos públicos na área e dá nome à plataforma de currículos acadêmicos no Brasil. A seguir, confira a ilustração do Google e saiba mais sobre os feitos do pesquisador que completaria 100 anos.
🔎 Google Fotos cheio? Aprenda truque para liberar espaço no app
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Centenário de César Lattes foi tema do Google Doodle
Reprodução/Google
📝 Qual o melhor Doodle do Google? Comente no Fórum do TechTudo
Quem foi César Lattes?
Lattes estudou na Universidade de São Paulo (USP) e se formou em 1943 como o único aluno de física da turma. Aos 23 anos, ele começou a estudar raios cósmicos, ou partículas de alta energia do espaço. Lattes suspeitou corretamente que adicionar boro a placas fotográficas lhe daria uma imagem mais clara das partículas se decompondo. Funcionou tão bem que ele conseguia ver cada próton.
Para alcançar mais raios cósmicos, o pesquisador levou duas placas fotográficas ao topo de uma montanha. A placa que Lattes modificou mostrou rastros de uma partícula que nunca havia sido observada antes, o píon. Menor que um átomo, ele se forma quando a matéria espacial colide com a atmosfera da Terra. Lattes não apenas descobriu a existência, mas também identificou que alguns mésons são mais pesados que outros. Este trabalho rendeu à sua equipe de pesquisa um Prêmio Nobel de Física.
Pouco depois, Lattes se tornou professor de física na USP e, mais tarde, na Universidade Estadual de Campinas. Ele fez campanha por mais financiamento governamental para a ciência, o que levou à formação do CBPF, um instituto de pesquisa em física onde Lattes era o diretor científico. Ele orientou muitos alunos que trabalhavam em suas teses de pós-graduação em emulsão nuclear (detecção de partículas) e geocronologia (datação de rochas) no Brasil, Estados Unidos e Itália.
Nasceu em Curitiba, em 11 de julho de 1924, o professor era filho de imigrantes italianos e foi casado com Martha Siqueira Neto Lattes, com quem teve quatro filhas e nove netos. Lattes morreu em 2005, em Campinas, aos 80 anos.
O que são Doodles?
Doodles são ilustrações ou jogos interativos do Google para homenagear personalidades, eventos históricos ou outros assuntos importantes. Geralmente, os desenhos costumam substituir cada letra da palavra Google, formando um logotipo personalizado especial.
Mais do TechTudo
Veja também: Google Gemini: veja protótipo de IA que sabe e lembra de tudo
Google Gemini: veja protótipo de IA que sabe e lembra de tudo
COMENTÁRIOS