Alunos da Escola Frei Plácido se destacam pelo trabalho em equipe em desafio da Nasa
O evento anual da Nasa apresenta uma competição de design de engenharia, envolvendo alunos de todas as partes do mundo na próxima fase da exploração espacial.
Agilidade, persistência e dedicação foram as características que levaram os alunos do Curso Técnico de Mecânica da Escola Frei Plácido, de Bagé, a se sobressair no desafio Human Exploration Rover Challenge, da Agência Espacial dos Estados Unidos, a Nasa. A competição internacional ocorreu entre 18 e 22 de abril, em Huntsville, Alabama.
A disputa consistiu em criar um dispositivo de exploração espacial, conhecido como rover, para atravessar uma pista de obstáculos que simulam o terreno de outros planetas e corpos celestes. Apesar das dificuldades, o time gaúcho concluiu todas as etapas da prova e acumulou pontos para conquistar o segundo lugar na categoria Pit Crew, voltada ao grupo que melhor solucionou as questões de desenvoltura e reparo na atuação do veículo.
Em 2023, os estudantes Sofia Cuadros, Bernardo Freitas, Carlos Eduardo Munhoz e Isabélli Marques conquistaram o terceiro lugar geral no desafio, sendo a única equipe brasileira e caloura a participar da competição, que englobava mais de 16 escolas de diversos países do mundo. Neste ano, a equipe de Bagé alcançou a segunda colocação em uma das categorias do evento; mas, apesar dos esforços de estudantes e professor, não subiu ao pódio geral da competição.
A equipe deste ano é formada por Sofia Cuadros, Carlos Eduardo Munhoz Ferreira, Felipe de Oliveira Luiz, Frontelino Ferreira de Oliveira, Lucas Nogueira Andina, Mikael Macedo Ferreira Kaupe, Otávio Borges Motta e o professor Santiago Nogueira Cuadros. Eles desenvolveram um protótipo de carrinho movido a pedaladas, chamado de Robotchê, para competir no desafio. Outras 72 equipes de 13 países também estavam inscritas.
Os estudantes retornam ao Brasil na madrugada de terça-feira (23/4) com a sensação de dever cumprido. “A categoria Pit Crew analisa melhor envolvimento em trabalho, dedicação, decisões rápidas para os problemas”, explicou a líder do grupo, Sofia Cuadros.
A coordenadora regional de Educação, Miriele Barbosa Rodrigues, destacou a importância da conquista. “Essa gurizada de Bagé não decepciona nunca. Esses estudantes mostram a força da escola pública, na qual trabalhamos muito. Além de ganhar títulos, desenvolvemos habilidades como trabalho em equipe, tão importantes no contexto atual. Só orgulho desse time”, enfatizou.
Desafio
O evento anual da Nasa apresenta uma competição de design de engenharia, envolvendo alunos de todas as partes do mundo na próxima fase da exploração espacial. O objetivo é desafiar os estudantes a criar um veículo de exploração movido à tração humana, capaz de atravessar terrenos lunares e extraterrestres. As equipes projetam, constroem e testam tecnologias para uma missão espacial tripulada. Os requisitos incentivam um projeto que leve em consideração a compacidade, a leveza e a eficiência.
O percurso do desafio exige que dois alunos, incluindo pelo menos uma mulher, utilizem o veículo para completar um percurso de 800 metros. O trajeto simula a superfície de outros corpos celestes, com obstáculos como detritos de asteroides, pedras, sulcos de erosão, fendas e um antigo leito de rio.
Os participantes têm que tomar decisões em tempo real, impulsionados por um suprimento virtual limitado de oito minutos de oxigênio. Além disso, os competidores devem estar preparados para recolher material de água e conduzir experiências científicas enquanto realizam as excursões.
Texto: Ascom Seduc
Edição: Camila Cargnelutti/Secom
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