Municípios do interior começam a receber as primeiras doações da Campanha do Agasalho 2019

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
Tenente Marcelo entrega para o vice-prefeito Douglas, de Bom Progresso, doações para amenizar frio de população carente. Crédito: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini.

Depois de uma viagem de 450 quilômetros, o caminhão finalmente chegou ao seu destino. O trajeto entre Bom Progresso e Porto Alegre durou a madrugada toda, mas o esforço se faz necessário. O município da região noroeste do Estado é o primeiro a receber doações da Campanha do Agasalho 2019.

“Nosso município é pequeno e extremamente carente. Muitas pessoas vivem às margens do rio Turvo e o frio é muito intenso por lá. Essas roupas vão nos ajudar muito a enfrentar o inverno”, relata o vice-prefeito Douglas Diesel, que veio para a capital para acompanhar o recebimento das doações ao município.

Na manhã desta quinta-feira (23/5), a equipe da Defesa Civil do Estado precisou de poucos minutos para concluir a entrega na Central de Doações, no Centro Administrativo do Estado. Bom progresso recebeu 2.500 peças adultas, 2.010 peças infantis, calçados e cobertores. Também nesta quinta, a mesma quantidade de roupas foi garantida para Sede Nova, outro município do noroeste gaúcho. Na sexta-feira (24/5), Pontão e Herveiras serão contemplados.

Peças recebidas são ordenadas e separadas em sacos plásticos para facilitar a distribuição pela equipe da Central de Doações. Crédito: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini.

Para o coordenador da Central de Doações, tenente Marcelo da Silva, as entregas marcam um nova fase de atuação da Defesa Civil. “Existe um processo bem organizado. Começa com as coletas, passa pela triagem e termina com a montagem dos kits. Disponibilizar essas primeiras doações é a parte mais gratificante de todo o trabalho.”

Os municípios interessados em receber ajuda precisam manifestar interesse na Central de Doações. Conforme a demanda, as entregas são organizadas e separadas para que prefeituras ou entidades assistenciais interessadas possam fazer a retirada.

De acordo com o tenente Marcelo, novas entregas dependem diretamente das doações – até aqui já foram mais de 50 mil. É fato que a solidariedade aumenta na medida em que as temperaturas baixam e, justamente neste fim de semana, deve chegar ao Estado a primeira onda de frio do ano.

Veículos de prefeituras estacionam na Central de Doações para serem carregados e retornam aos municípios. Crédito: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini.

– Central de Doações da Defesa Civil do RS (Av. Borges de Medeiros, 1.501 – térreo, bairro Praia de Belas, Porto Alegre)
– Quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros
– Coordenadorias regionais da Defesa Civil em Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas, Santo Ângelo, Uruguaiana, Frederico Westphalen, Lajeado, Caxias do Sul e Passo Fundo
– Supermercados Zaffari (36 pontos de coleta)
– Farmácias São João (270 pontos de coleta)
– Unidades do Sesc (66 pontos de coleta)

Telefones da Central de Doações: (51) 3212-2675 e 3288-6781
Horário: 8h às 18h

Os parceiros da Campanha do Agasalho 2019 são 99 Pop, Zaffari, Farmácias São João, Sesc, Sindilojas e Sindifisco-RS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × cinco =