Município de Ivoti decreta uso de máscaras para toda a população

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Medida entrou em vigor nesta quinta-feira em toda a cidade 

Residentes de Ivoti terão que usar máscara para se locomover no município – Crédito: Divulgação

Para circular em Ivoti, o cidadão, obrigatoriamente, deve usar máscara. A definição ocorreu após a publicação do decreto nº 33 de 2020, publicado nesta segunda-feira (13), pelo Prefeito Martin Cesar Kalkmann. No texto, fica estabelecido o uso massivo de máscaras descartáveis ou de tecido, que podem ser produzidas de forma caseira, conforme orientações do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial da Saúde, como medida de enfrentamento ao COVID-19, visando minimizar o aumento de casos.

Conforme o decreto, é obrigatório o uso de máscaras desde 16 de abril de 2020 (quinta), para uso de táxi e transporte coletivo ou compartilhado de passageiros; para acesso aos estabelecimentos considerados como essenciais (supermercados, mercados, farmácias, entre outros); para acesso aos estabelecimentos comerciais que tiverem as atividades liberadas e retomadas; para circulação em ruas, calçadas e demais ambientes coletivos.

Definições  

Os estabelecimentos privados com permissão de atendimento ao público e entrada de pessoas, deverão fazer a utilização de senhas (vedada a reutilização de tickets) ou outro sistema eficaz para evitar filas ou aglomeração de pessoas. Além disso, é obrigatória a utilização de máscaras, bem como intensificação das medidas de higienização de superfícies e áreas circulantes, bem como, disponibilização de álcool gel 70% para os usuários, nas entradas e saídas do estabelecimento e na entrada ou interior dos elevadores em local sinalizado.

Também é obrigatória a disponibilização de informações visíveis sobre higienização de mãos, sabonete líquido e papel toalha descartável nos lavatórios de higienização; e adoção de medidas internas, especialmente aquelas relacionadas à saúde no trabalho, necessárias para evitar a transmissão do Coronavírus no ambiente de trabalho e no atendimento ao público, com a fixação, em local visível, do quantitativo de pessoas que podem estar em atendimento de forma concomitante no estabelecimento. Cabe aos estabelecimentos vedar a entrada de clientes que não estejam utilizando máscaras.

Indústrias  

Aos estabelecimentos industriais, comerciais e de prestação de serviços com funcionamento autorizado, fica determinada a utilização obrigatória de máscaras por empregados e colaboradores, a partir de 22 de abril de 2020; a medição da temperatura corporal dos empregados e colabores, vedando a entrada e orientando a procura de serviço de saúde, daquele que apresentar temperatura acima de 37,8ºC, de forma opcional no momento e de forma obrigatória, a partir de 30 de abril de 2020.

O descumprimento das determinações contidas no presente decreto implicará na aplicação das penalidades previstas nos Artigos 171 e seguintes da Lei Municipal nº 2273/2006, que institui o Código de Posturas do Município de Ivoti. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + dois =