Issur Koch pede que Estado zere ICMS de medicamento usado no tratamento da AME

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Zolgensma é utilizado nos casos de Atrofia Muscular Espinhal 

Deputado Issur Koch – Crédito: Comunicação Gabinete

O deputado estadual Issur Koch solicitou ao governador Eduardo Leite que o governo zere o ICMS do medicamento Zolgensma, do Laboratório Novartis, utilizado no tratamento de crianças portadoras da Atrofia Muscular Espinhal (AME). O caso mais emblemático dessa luta pela vida é o da menina Lívia Teles, de Teutônia, diagnosticada aos quatro meses e que mobilizou pessoas de todo Estado para sua causa. 

“Na última semana o governo Federal zerou o imposto de importação desse remédio, cuja única dose custa R$ 9 milhões. Essa medicação foi aprovada nos Estados Unidos e pode devolver a expectativa de uma vida sem limitações, precisando ser ministrada até os dois anos de vida, mas apenas uma vez, já que ele modifica a proteína SNM1 (afetada pela AME) e devolve ao organismo a capacidade de fortalecimento muscular”, lembrou o parlamentar. 

Casos no Estado  

No Rio Grande do Sul há pelo menos cinco casos registrados dessa doença genética rara e progressiva, que pode ser letal ao afetar a capacidade do indivíduo de caminhar, comer e, em última instância, respirar. Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que a AME atinge um em cada 10 mil nascidos vivos, sendo a principal causa genética de morte em bebês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 5 =