Governo Federal define privatização da Trensurb em dois anos

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Medida já era esperada desde o início da atual gestão federal

Crédito: Divulgação.

O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República publicou resolução sobre leilão da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb), com estimativa de publicação de edital no primeiro semestre de 2021. A resolucação foi confirmada no Diário Oficial da União da última segunda-feira.  

O leilão da estatal tem previsão de ocorrer no segundo semestre de 2021. A empresa opera uma linha de trens urbanos com extensão de 43,8 quilômetros, no eixo norte da Região Metropolitana de Porto Alegre, com 22 estações e uma frota de 25 trens (com outros 15 sendo integrados), atendendo a seis municípios: Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo. A tarifa, que custou R$ 1,70 até 2017, atualmente custa R$ 4,20.

Além da Trensurb, a resolução opina favoravelmente pela privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que opera serviços de transporte de passageiros sobre trilhos nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Recife, Maceió, João Pessoa e Natal. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − 2 =