Estudantes da IENH conquistam 1º lugar na categoria Medicina e Saúde na Mostratec:

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Fernanda e Victória receberam credenciamentos para apresentar a pesquisa sobre o curativo natural a partir do plástico biodegradável em Taiwan e São Paulo

Alunos da IENH brilharam na Mostratec – Crédito: Divulgação.

Mais uma vez, o projeto “Pbioderm: plástico biodegradável como alternativa ecológica para curativos sintéticos” rendeu muitas conquistas e reconhecimento para as estudantes do Ensino Médio da IENH – Unidade Fundação Evangélica – Fernanda Noschang da Rocha Colcete e Victória da Silva Panozzo. Na última semana, as meninas participaram da 34ª Mostratec – Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia/Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia e foram destaque na premiação.

Com a segunda fase da pesquisa, Fernanda e Victória conquistaram o 1º lugar na categoria Medicina e Saúde da Mostratec 2019. Também foram premiadas com o credenciamento para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace, em São Paulo, com viagem e hospedagem custeadas por meio do Prêmio Executive, e também para a Taiwan International Science Fair, em Taiwan. Com o destaque no Prêmio ABRIC de Excelência em Pesquisa, as alunas ainda publicarão a pesquisa na revista Scientia Prima.

Orientadas pela professora Anelise Raddatz e co-orientadas dos professores Matheus Lehnen e Fernanda Kohlrausch, desde 2018, as alunas pesquisam uma forma diferente de aplicação do plástico biodegradável. Buscando incentivar a produção desse material, pensaram na hipótese da aplicação dermatológica, servindo como curativo natural. “Para produzir o plástico, nós fizemos diversos testes e acrescentamos as substâncias naturais que auxiliam na cicatrização. O curativo que criamos possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórios, antibacterianas e cicatrizantes. Desta forma, além de proteger como o curativo adesivo também faz, o nosso atua no tratamento. Ele é uma alternativa ecológica para curativos adesivos, gases, ataduras e também filmes plásticos utilizados em pós-tatuagem”, relatam Fernanda e Victória.

No ano passado, as alunas apresentaram a primeira fase do projeto na Mostratec e receberam o Prêmio Incubadora Tecnológica Ulbratech de Tecnologia. Durante o ano de 2019, a partir dos recursos da incubadora Ulbratech, realizaram novos testes e pesquisas com o plástico biodegradável, aprimorando o trabalho.

Reconhecimento

Felizes pelo reconhecimento, as estudantes garantem que se surpreenderam com as premiações. “A cerimônia de premiação foi incrível. Ainda não estamos acreditando que conquistamos tudo isso! É muito bom perceber cada passo da nossa pesquisa, o caminho que o projeto está tomando e também o nosso crescimento”, comentam.

Para o Diretor Geral da IENH – Seno Leonhardt, as conquistas das estudantes são uma forma de reconhecimento ao espírito investigativo e a competência de alunos e professores. “Representa a consolidação da proposta de pesquisa na IENH que acontece de forma sistematizada desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, como um dos eixos pedagógicos”, destaca.

30 thoughts on “Estudantes da IENH conquistam 1º lugar na categoria Medicina e Saúde na Mostratec:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *