Estância Velha vacina contra a aftosa

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
Crédito: Divulgação.

O Departamento de Agricultura da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape) começou neste mês a vacinação contra a febre aftosa em bovinos. Todos os produtores rurais devem imunizar seus animais até o final do mês de maio. Em novembro ocorrerá nova etapa de vacinação.

O Departamento de Agricultura informa que no ano passado foram vacinados 1.114 animais no município. Em 2018, em ambas as etapas (maio e novembro) Estância alcançou 100% de cobertura.

Mais informações poderão ser obtidas com a responsável pela inspetoria veterinária Daniele Goulart  Machado. Ela lembra que os proprietários de animais que não fizerem a vacinação nas datas previstas estão sujeitos a multas aplicadas pelo Estado.

Aqueles que não comprovarem a vacinação serão autuados, conforme determinação do Decreto Estadual 52.434/2015, e terão a propriedade interditada até a regularização dos procedimentos. O telefone da Semape é (51) 3561-4050. Ramal: 2241.

A doença

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa e de rápida disseminação, com impactos econômicos e sociais nos locais onde ocorre. Os últimos focos da doença no Rio Grande do Sul ocorreram nos anos 2000 e 2001 e acarretaram em graves prejuízos econômicos, como o sacrifício e abate sanitário aproximadamente 29 mil animais e gastos de U$$ 25 milhões em custos diretos. Também ocorrem perdas econômicas geradas pelo impedimento do comércio nacional e internacional de produtos de origem animal e vegetal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 14 =