Estância Velha – Tradição gaúcha é lembrada na Escola Walter Bauermann

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Atividades ocorreram com o intuito de perpetuar, cultivar e valorizar os princípios tradicionalistas

Escola Walter Jacob Bauermann preparou um dia repleto de atividades alusivas a tradição gaúcha – Crédito: Divulgação PMEV.

Na abertura da Semana Farroupilha, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Walter Jacob Bauermann, de Estância Velha, preparou um dia repleto de atividades alusivas a tradição gaúcha. O tema do evento na escola do bairro União foi “Cultura e Chimarrão”. O espaço foi decorado nas cores amarela, verde e vermelha. Por dentro da escola estavam símbolos gaúchos como a planta brinco de princesa, chimarrão e estudantes vestidos de prenda e peão.

Na manhã desta segunda-feira, 16, a secretária municipal de Educação e Cultura, Marly Arigony, falou sobre a história do Rio Grande do Sul, gaúchos e cultura. Ela perguntou aos alunos: “Quem aqui não gosta de chimarrão? Em muitas famílias é tradição chegar em casa e preparar o mate”, destacou. Marly ainda lembrou que hoje o chimarrão é mais preparado com outros sabores e tipos de chás. Além deste bate-papo, o peão do CTG Serigote, Rafael Missio Palamar, também conversou com as crianças.

Somente pela manhã, ocorreram três apresentações de dança dos alunos da EMEF Walter e canção gauchesca com a participação da Banda Marcial da escola e do pequeno Thomas Machado. O almoço foi um carreteiro preparado no fogão campeiro pelos participantes do CTG Mourão da Estância.

Princípios tradicionalistas

Para a diretora Karen Ost, o objetivo de todas as atividades foi perpetuar, cultivar e valorizar os princípios tradicionalistas. “Só a força do espírito gaúcho para continuar desenvolvendo a história conhecida não só aqui, mas no Brasil’, comentou. Ela concluiu que por mais dificuldades que existem, o povo deve lutar pelo chão rio-grandense. “É nos pequenos que nasce o amor e o respeito pela nossa tradição”, finalizou.

A programação seguiu à tarde com apresentação de dança dos integrantes do CTG Mourão da Estância, polonaise, roda de chimarrão, entre outras atividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + dezoito =