Estância Velha – Projeto OtimizAção é sucesso na Secretaria de Obras

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Iniciado em 2018, projeto estabelece novas diretrizes para a gestão da SMO

OtimizAção foi implantado em novembro de 2018 – Crédito: Divulgação Prefeitura de Estância Velha.

Em novembro de 2018, a Secretaria Municipal de Obras (SMO) de Estância Velha implantou o projeto Otimização, um novo modelo de gestão que visa a atender as necessidades da pasta e da comunidade de forma mais efetiva, participativa e eficiente. Segundo o secretário André Fleck, este projeto, que estabelece novas diretrizes para a gestão da SMO, foi testado a partir de então até dezembro de 2018. “Através dos diagnósticos positivos verificados, ele foi incorporado de forma definitiva neste ano. É o primeiro passo de muitas mudanças visualizadas na Secretaria”, explica Fleck.

Os objetivos principais do projeto envolvem otimização de tempo, visando uma maior produtividade e atendimento de necessidades da comunidade, com a ampliação de serviços em novo turno, de forma gradativa. Também visa o planejamento com critérios técnicos e específicos para cada serviço ofertado, com a criação de novos planos, como o Plano Municipal de Limpeza Urbana (PMLU), que subdivide, tabula e ordena a forma, locais e frequência dos trabalhos em cada região do município.

Planejamento em tempo real

Um dos maiores diferenciais do OtimizAção é o planejamento em tempo real. Em conexão direta com a Defesa Civil Municipal, a SMO tem acesso em tempo real as manifestações climáticas via satélite, alterando a programação sempre que necessário, trabalhando de acordo com as mudanças do clima. “Assim, é maximizado o tempo de atuação e reduzido contratempos e a perda de produtividade gerada pela interrupção de trabalhos em razão de efeitos do clima”, pontua Fleck. Além disso, a implantação de uma página no Facebook, onde se tem acesso ao Messenger, e a criação de um Whatssapp para a pasta, que podem receber as necessidades dos moradores online 24 horas por dia, ampliou a comunicação entre as partes, sem gerar custos para o Município.

André Fleck conta ainda que a nova gestão da SMO mudou de local o depósito de materiais da secretaria. “Trouxemos o depósito para dentro da sede da Secretaria. Implantamos um controle que possibilita a otimização do estoque e do espaço disponível, o que proporcionou a redução do espaço para armazenagem, com aumento de quantidades de itens;”, ressalta o secretário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 4 =