Estância Velha – Projeto acolhe a terceira idade

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
Crédito: Divulgação.

O número de idosos no Brasil está aumentando desde 2012, alcançando 30,2 milhões em 2017. Quem comprova estes dados é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Características dos Moradores e Domicílios, que faz parte do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa realidade fez a Prefeitura de Estância Velha se mobilizar para criar o Projeto Acolher e dar uma melhor qualidade de vida aos cidadãos da terceira idade.

Este sonho da prefeita Ivete Grade tornou-se realidade nesta segunda-feira, 29, no antigo prédio da Prefeitura, na Rua Presidente Lucena, 3454, Centro. Ivete também entregou certificado aos colaboradores pelas doações feitas. O Coral do Acolher realizou apresentações e encantou o público.

A coordenadora do Acolher, Maria José Spengler, agradeceu aos voluntários, pois foi com a ajuda deles que o projeto teve vida. Ela também disse que estava sem palavras para agradecer tantas doações recebidas. “Foi um presente o convite da Ivete para coordenador este trabalho tão lindo”, acrescentou.

Crédito: Divulgação.

Fortalecimento da família e amor foi a definição que o secretário municipal Sérgio Werle deu à iniciativa. De acordo com ele, os idosos têm muito conhecimento para passar adiante e uma rica bagagem de experiências. “Tenho certeza que este espaço proporcionará motivação e menos idas ao médico”, complementou.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Lotário Seevald, o Saci, desejou que todos façam bom uso do local. “Em breve estarei aqui com vocês, mas enquanto não chega, vou continuar trabalhando pela cidade”, ressaltou.

Já o vice-prefeito Luciano Kroeff afirmou que o objetivo desta ideia sempre foi a valorização da terceira idade. “Prefiro chamar de melhor idade, porque incentivam os mais novos e podem contar muitas histórias. Agora o nosso dever é fazer jus ao nome acolher”, realçou.

Crédito: Divulgação.

Para a prefeita Ivete Grade, os estancienses estão vivendo mais e por este motivo é responsabilidade social levar qualidade de vida a eles. “É uma conquista para a comunidade estanciense, especialmente para esta parte significativa da cidade”, comentou. Ivete lembrou os objetivos do programa: contar aprendizagens, oportunizar momentos de confraternização e acolher. Ela agradeceu primeiramente a Deus e disse que o projeto só foi possível porque tiveram muitos parceiros. “Nossa meta é valorizar o ser humano e isso  faz parte do nosso plano de gestão pública”, destacou.

Quem também estava presente no ato foi o cantor Délcio Tavares. Antes das portas do espaço se abrirem, Tavares falou que a vida fica melhor a cada abraço e gesto de amor. “É um projeto de humanização para melhorar a vida dos idosos e eles serão mais felizes”, evidenciou. Para finalizar, ele cantou uma música de autoria própria.

Como funciona

O Acolher vai oferecer atividades como: cuidados com o corpo, cabelos e unhas; massoterapia; coral; reiki; conhecimentos básicos de informática e alfabetização; jogos; artesanato e orientações com profissionais de saúde. O horário de funcionamento será de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 18h. Na sexta-feira será das 7h30 às 13h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + dez =