Estância Velha – Povos indígenas é tema de curso para professores

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook
Crédito: Divulgação.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), juntamente com o Departamento de Cultura de Estância Velha iniciou na terça-feira, 17, à noite, um curso de extensão da cultura indígena para 38 professores e coordenadores da rede municipal de ensino.

Com o tema “Povos Indígenas e a sala de aula – Conhecer, compreender e trazer para a sala de aula”, o curso terá um total de quatro aulas, sempre à noite, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Otávio Rocha, no bairro Floresta.

De acordo com a diretora de Cultura, Fernanda Krause Caberlon, o curso visa desenvolver programa com aspectos teóricos e atividades práticas, em forma de oficinas, inovando ações e práticas pedagógicas. “Vamos fazer a inclusão dos temas sobre música, dança e alimentação, artesanato dos povos M’bya Guarani e Kaingang no currículo da Educação Básica das escolas municipais de Estância Velha”, explica Fernanda.

No primeiro encontro de três horas, os participantes tiveram noções gerais sobre povos indígenas, especialmente sobre os povos M´bya Guarani e Kaingang, majoritários no Rio Grande do Sul. As palestrantes foram Kassiane Schwingel, da Faculdade EST de São Leopoldo e integrante do Conselho de Missão entre Povos Indígenas (Comin) e as indígenas Luana da Silva e Tailine Fernanda Franco.

O curso continua no próximo dia 24. As duas últimas aulas ocorrerão em 1º e 8 de outubro, sempre das 18h às 21h, na EMEF Otávio Rocha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − oito =