Estância Velha – Plano de Adequação Pluvial está em curso

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Diversas ações foram planejadas para conter alagamentos

Ações estão ocorrendo desde o início do ano – Crédito: Divulgação.

A Secretaria Municipal de Obras (SMO) desenvolveu um Plano de Adequação Pluvial para minimizar e resolver os impactos das chuvas em pontos de alagamento histórico de Estância Velha. O Plano foi criado com base em mapeamentos feitos em parceria com a Defesa Civil. Segundo o secretário da pasta, André Fleck, o planejamento estratégico permite que ações sejam efetivadas conforme disponibilidade de recursos. As ações são debatidas de forma constante e avançam para as secretarias de Planejamento Urbano (Seplur) e Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape).

Desde a implantação, no início de 2019, diversas ações foram planejadas para conter alagamentos. A rua Amantino Costa, no Rincão dos Ilhéus, é uma delas. Paralela a Alecrim e Rincão, ela sofre com erosões e danos na mobilidade dos moradores.

A Amantino tem obras de colocação de uma nova rede pluvial, em paralelo a já existente. Isso aumentará a captação das chuvas em 75%, segundo o secretário Fleck. Além disso, estão sendo implantados três tanques de contenção, com capacidade de armazenamento de 8 m³ de água cada. Os tanques também servem como redutores de velocidade das águas. Isso, segundo o secretário, é benéfico, tendo em vista que a região recebe grandes volumes de água que descem das ruas Novo Hamburgo e Alta Tensão.

Somada as obras de macrodrenagem na rua Rincão, a SMO espera sanar os problemas com alagamentos na região. A execução destes trabalhos, na Rincão, será concretizada em parceria com o município de Novo Hamburgo.

André Fleck conta que ações de médio e longo prazo estão sendo analisadas em conjunto com a Semape e a Seplur. “Queremos que o Plano não só implante mecanismos de correção, mas seja um norte de ações futuras para o desenvolvimento sustentável. Queremos sanar problemas de pessoas que esperam há muito tempo as soluções, e neste sentido, teremos obras esse ano”, destacou.

Outras ações

Uma nova rede coletora já está em pleno funcionamento no bairro União, loteamento Nova Estância. Se inicia na rua Arnoldo Sander e segue até a Arlindo Schreiner, em um trecho de cerca de 200m.

A rua Moacyr Beys, no bairro das Rosas, já recebeu nova rede pluvial e terá a vazão de água aumentada em 75%. Na fase que inicia nesta semana, está programada a repavimentação das valas, para que a mobilidade volte ao normal na região.

Já no bairro das Quintas, um trecho de 100m da rede pluvial já está sendo instalada da rua Egon Schimitz Haus. Os canos utilizados também devem aumentar a captação em 75%.

Outro ponto tratado é a rua Portão, entre a Antônio João e a Almirante Tamandaré, no bairro Lira, que teve sua canalização reinstalada. A antiga estava condenada e gerava constantes alagamentos no local, sanados depois das obras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + dezessete =