Estância Velha – O sucesso da Mostra Literária da Escola Cândido Rondon

Crédito: Divulgação.

Buscar conhecimento e literatura e oferecer privilégio na comunidade escolar. Estes foram os principais objetivos da 1º Mostra Literária da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Marechal Cândido Rondon. Recentemente foi realizado este evento na escola e que contou com a participação dos alunos de 6° ao 9° ano.

De acordo com a diretora da Cândido, Kélen Calgaroto, a mostra literária teve como objetivo incentivar a leitura, proporcionando um momento de troca de experiências e ideias entre todos. “Hoje em dia os recursos digitais estão bem aflorados, então a leitura estava de lado. Ao perceber isto, pensamos em fazer algo com a leitura por prazer, ou seja, ler apenas o que tiver interesse”, explicou. Orgulhosa com o trabalho, ela ainda disse que os livros particulares foram comprados e estão disponíveis na biblioteca da escola. Assim aqueles que não leram, podem ler. “Pretendemos fazer mais atividades sobre leitura. Os estudantes gostaram muito e pediram para repetir. Foi uma ação produtiva e com resultados muito positivos”, salientou a diretora da escola do bairro Rincão Gaúcho.

Crédito: Divulgação.

Como funcionou

Os estudantes escolheram, no início do trimestre, livros que tivessem interesse em ler ou que já haviam lido. Nesse segundo caso, deveriam ler novamente para poder relembrar fatos e aspectos relevantes. Alguns compraram livros, outros retiraram na biblioteca da escola ou conseguiram emprestado com algum amigo ou familiar.

Na segunda etapa, os estudantes fizeram uma ficha de leitura, respondendo dados técnicos da obra lida e contando o enredo. Feito isso, elaboraram uma apresentação para expor sobre a leitura realizada, de maneira que todos pudessem conhecer sobre o livro e autor (a). A maioria fez cartazes com informações principais (título, autor (a), personagens, enredo), outros utilizaram notebooks com apresentação de slides. Durante a exposição contaram sobre a obra lida e o porquê da escolha, destacando também porque recomendavam a leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 1 =