Estância Velha já vacinou 3.802 pessoas do grupo de risco

Compartilhe:
Email this to someone
email
Share on Facebook
Facebook

Cobertura vacinal chega a 83% na cidade

Campanha de vacinação está em sua primeira fase no município – Crédito: Divulgação PMEV

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2020 iniciou mais cedo neste ano devido ao Coronavírus. Nesta primeira etapa somente idosos e profissionais da saúde estão sendo vacinados.

Desde o dia 23 de março a última quarta-feira (1º), Estância Velha recebeu 4.400 doses. A terceira remessa, recebida na segunda-feira (30), está acabando. O município conta com 4.023 idosos e até agora foram vacinados 3.342, atingindo a cobertura vacinal de 83,07%.

O município tem 723 trabalhadores da saúde. Destes, 460 foram vacinados, totalizando 63,62%. As pessoas do grupo de risco que foram vacinadas somam 3.802. As demais doses estão sendo aplicadas pelas equipes conforme o agendamento nas unidades de saúde. Esta primeira fase vai até o dia 15 de abril.

Segundo a técnica de enfermagem e uma das responsáveis pelas imunizações da Vigilância em Saúde (Visa) estanciense, Franciele Nunes Baum, o restante das vacinas ainda não tem previsão de chegada, pois depende do Estado. “A campanha foi antecipada justamente para ajudar no diagnóstico de coronavírus. Quem já se vacinou, logo é descartado H1N1, por exemplo”, destaca.

Mais duas etapas

Conforme o Ministério da Saúde, no dia 16 de abril começa a vacinação para doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A última fase, que inicia no dia 9 de maio, será para crianças entre 6 meses a 6 anos, adultos entre 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens entre 12 a 21 anos com medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

O dia “D” de mobilização nacional está previsto para acontecer no dia 9 de maio (um sábado).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × cinco =